Publicado em
O Registrato, a aplicação do Banco Central pode te ajudar!
Uma notificação de banco chega no seu celular o informando sobre uma compra, detalhe: Você não efetuou essa compra… início de um pesadelo, não é mesmo? Não é para menos, a ocorrência de dados vazados na internet tem sido uma das maiores preocupações de grandes instituições e da sociedade como um todo. E é, perfeitamente, normal vir a pergunta a mente, “Mas até quando?”.
Graças aos diversos mecanismos que os aplicativos e sites de vendas dispõem hoje, em algumas situações, é possível saber que seus dados estão sendo utilizados de forma inadequada, é o caso do “Registrato”. Se trata de uma aplicação dentro do site do Banco Central, um sistema administrado pelo Banco Central que permite aos cidadãos terem acesso pela internet, de forma rápida e segura, a relatórios contendo informações sobre relacionamentos com as instituições financeiras, operações de crédito e de câmbio. Nele, é possível saber todas as informações atreladas ao seu CPF, ou CNPJ. O mais interessante, é que para efetuar o login no site, você pode usar o certificado digital.
Para que os cidadãos possam realizar o autocredenciamento e obter acesso ao sistema, é necessário que as instituições financeiras autorizadas pelo Banco Central disponibilizem o serviço de validação para seus clientes.
Ah, vale lembrar que todas essas informações podem ser acessadas somente por você, ou alguém autorizado.
Abaixo, você confere orientações para efetuar o Login:
Nesse caso, você irá utilizar um e-CPF, do tipo A1 ou A3.
Para mais informações, você pode acessar o site do Banco Central
*Com informações retiradas do site Banco Central
Até breve 😉