Publicado em
Apenas com login e senha, cidadão pode solicitar serviços públicos de forma totalmente online.
Com o objetivo de facilitar a vida do cidadão, o Governo Federal tem acelerado a digitalização dos serviços públicos. Com a pandemia do novo coronavírus, outro fator importante como os deslocamentos entrou em pauta, enfatizando ainda mais a necessidade de diminuição da validação presencial para a realização de algumas atividades.
A centralização de todos esses serviços com um único login e senha no portal gov.br alcançou a marca de 60 milhões de pessoas cadastradas no sistema. Sabe aquelas situações em que você precisa de criar um login para acessar o Meu INSS e outro para a CNH Digital? Com o acesso único elas não vão mais existir. Isso porque um único login faz o encadeamento de vários serviços.
“Quanto mais pessoas acessarem os serviços públicos digitais, sem se deslocarem para solucionar suas demandas, mais rapidez, eficiência e economia temos para o estado brasileiro”, ressalta o secretário de Governo Digital, Luis Felipe Monteiro. “O login único representa uma evolução na vida do cidadão, que já não precisa mais realizar diversos cadastros e memorizar nomes de usuário e senhas diferentes.”
De janeiro a março deste ano, em média 3,66 milhões de pessoas a cada mês criaram suas contas no login único. Em abril, foram quatro milhões pessoas. O incentivo ao uso dos serviços digitais é uma diretriz de governo no enfrentamento à Covid-19. No login único, houve um acréscimo no número de serviços disponíveis em março e abril – hoje já chega a 826.
Ainda de acordo com os dados do Governo Federal, os serviços mais acessados neste momento no login único são o Meu INSS, do Instituto Nacional de Seguro Social; a Carteira de Trabalho Digital; o site da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e da Legalização de Empresas e Negócios (Redesim) e a Carteira Digital de Trânsito.
Alguns dos principais serviços integrados nas últimas semanas ao login único foram: Exame Nacional do Ensino Médio (Enem); Portal de Serviços do Rio Grande do Sul e o Sistema Nacional de Informações da Educação Profissional e Tecnológica (Sistec).
As novidades não param. Agora, o “regularize” também faz parte das plataformas que podem ser acessadas por meio do Login Único. Os serviços disponibilizados são:
O certificado digital é um documento eletrônico que permite identificar pessoas físicas e jurídicas no meio eletrônico. Com ele é possível fazer transações e operações financeiras, iniciativas eletrônicas de governo, assinar documentos digitalmente, ter a CNH digital mais rapidamente, acessar processos eletrônicos, entre outras funções. Todo certificado possui os dados do titular, sendo gerado e assinado pela Autoridade Certificadora, que segue as regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associando a pessoa a um par de chaves criptográficas. Com o certificado digital, você tem validade jurídica em todas as ações que utilizá-lo.
Para logar no portal, você poderá utilizar o Link ID, o certificado digital em nuvem da Link. Ele pode ser acessado a qualquer hora e de qualquer lugar, por meio de um smartphone com internet, pois é emitido e armazenado em nuvem, sendo tão seguro quanto os outros.
Com ele você tem:
E muito mais!
Até o próximo post 😉
Imagem: People photo created by freepik – www.freepik.com
Fonte: Link Certificação Digital