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Como renovar o certificado digital?

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Chegou a hora de renovar o seu certificado e bateu aquela dúvida? Não se preocupe! Neste artigo te explicaremos o passo a passo para continuar utilizando as soluções incríveis da Link. Além de um material com algumas perguntas frequentes que podem aparecer durante o processo. Confiram!

Mas antes, vamos a algumas dúvidas que podem surgir referente ao processo de renovação.Vamos lá?

O que é renovação?

Renovação é a emissão de um novo certificado para quem já possui um certificado.

Quais documentos eu devo apresentar quando for renovar meu certificado?

No caso de certificado de pessoa física (e-CPF), o cliente deve apresentar um documento de identificação atualizado com foto, podendo ser a CNH, Carteira de Identidade (RG), Carteira de classe, Passaporte, Registro Nacional de Estrangeiro (RNE) ou a Carteira de Trabalho (Modelo Novo). Não é mais necessário colocar o número do PIS, conforme determinação da Receita Federal. Se for necessário incluir as informações do CAEPF ou CNO, elas devem ser apresentadas no momento da validação, pois não poderão ser inclusas depois que o certificado digital for emitido. Em caso de certificado de pessoa jurídica (e-CNPJ), é necessário levar o documento de pessoa física do representante legal e o ato de constituição da empresa.

Quando devo renovar o certificado?

O ideal é renovar o certificado antes do vencimento que está em vigor. Pois, assim você continuará se beneficiando das inúmeras vantagens que esse serviço oferece, e o melhor, sem precisar fazer todo o processo de validação dos dados novamente. Então, fique atento ao prazo.

Se eu renovar o certificado antes de vencer, o artigo para de funcionar?

Se você renovar o certificado antes do vencimento, o que você já possui irá funcionar até o último dia de vencimento.

Posso renovar o certificado usando a mídia de outra certificadora?

Sim, desde que a mídia seja compatível e seja possível fazer a limpeza da mesma. Nesse caso, é aconselhável levar a mídia até o ponto de atendimento para conferir se ela pode ser utilizada.

Confira o passo a passo:

Etapa 1  

Selecione a sua cidade.

Etapa 2  

Escolha o modelo do certificado.

Etapa 3  

Escolha o dispositivo que será usado.

Etapa 4  

Aponte a validade que deseja para o seu certificado.

 Etapa 5 

Na etapa 5 você irá fazer as alterações nos dados anteriormente cadastrados, caso houver necessidade. Inclua as informações de pagamento, em seguida será encaminhado para a fase de confirmação, para então concluir o processo. Atenção as informações fornecidas, pois não podem apresentar inconsistências.

Ah, acesse também o site da Link (linkcertificacao.com.br) e siga as instruções referentes ao quadro de compra/renovação.

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Até o próximo post 😉

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