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O certificado digital é um arquivo eletrônico que funciona como uma assinatura digital, com validade jurídica imposta pela medida provisória 2.200-2 de 24/08/2001, e que garante proteção às transações eletrônicas e outros serviços via internet. Assim, ele permite que tanto pessoas físicas quanto jurídicas sejam identificadas e assinem um arquivo digitalmente, de qualquer lugar do mundo, com mais segurança e agilidade.
Nesse artigo, conheça cinco situações em que você obrigatoriamente precisará de um certificado digital.
O Processo Judicial eletrônico (PJe) é um sistema desenvolvido pelo Conselho Nacional de Justiça – CNJ em parceria com os tribunais e a participação da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) para a automação do Judiciário.
O objetivo principal é manter um sistema de processo judicial eletrônico capaz de permitir a prática de atos processuais totalmente eletrônicos com a finalidade de agilizar os tramites processuais além de minimizar os custos dos processos com a eliminação de arquivos físicos.
O CNJ pretende convergir os esforços dos tribunais brasileiros para a adoção de uma solução única, gratuita para os próprios tribunais e atenta para requisitos importantes de segurança e de interoperabilidade, racionalizando gastos com elaboração e aquisição de softwares e permitindo o emprego desses valores financeiros e de pessoal em atividades mais dirigidas à finalidade do Judiciário: resolver os conflitos.
A utilização do sistema exige a certificação digital de advogados, magistrados, servidores ou partes que precisarem atuar junto aos processos.
O Processo Judicial Eletrônico, tal como o Processo Judicial Tradicional, em papel, é um instrumento utilizado para chegar a um fim: a decisão judicial definitiva capaz de resolver um conflito. A grande diferença entre um e outro é que o eletrônico tem a potencialidade de reduzir o tempo para se chegar à decisão. A redução do tempo pode ocorrer de várias maneiras:
Essas medidas têm como resultado a redução do tempo de atividades acessórias ao processo judicial, permitindo que sejam praticados mais atos tendentes à solução do processo e, portanto, agilizando a solução dos conflitos.
O Conectividade Social ICP representa a evolução do canal eletrônico Conectividade Social, trazendo inovações ao antigo canal, onde destacamos: melhoria da acessibilidade, inserção de novas funcionalidades, atualização dos protocolos de segurança, dentre outras mudanças significativas.
O Conectividade Social ICP é um canal 100% web, com acesso ao sítio do Conectividade Social ICP, por qualquer computador ligado à rede mundial de computadores, sem instalação de programas.
Outra mudança importante é o acesso ao canal com a utilização de Certificado Digital emitido no padrão ICP-Brasil, que agrega a segurança e dinamismo ao processo.
-Seguro: A utilização do Certificado Digital emitido no padrão ICP-Brasil torna o processo ainda mais seguro.
-Simplificado: Torna mais simples a interação entre empregadores e a Caixa.
-Facilitador: Traz maior agilidade, facilitando o processo de troca de informações e recolhimento do FGTS.
-Eficiente: Ganho de eficiência decorrente das melhorias e novas funcionalidades.
-Acessível: Um canal de comunicação direto com o FGTS.
A Nota Fiscal Eletrônica tem como objetivo a implantação de um modelo nacional de documento fiscal eletrônico para a substituição da sistemática atual de emissão do documento fiscal em papel que atualmente acoberta as operações com mercadorias entre empresas (modelos 1 e 1-A), reduzindo custos, simplificando as obrigações acessórias dos contribuintes e permitindo, ao mesmo tempo, o acompanhamento em tempo real das operações comerciais pelo Fisco.
O conceito adotado trata a Nota Fiscal Eletrônica como um documento de existência apenas digital, emitido e armazenado eletronicamente, com o intuito de documentar, para fins fiscais, uma operação de circulação de mercadorias ou uma prestação serviços, ocorrida entre as partes, e cuja validade jurídica é garantida pela assinatura digital do emissor (garantia de autoria e de integridade), que é feita através da utilização de um certificado digital, e pela recepção, pela Fazenda, do documento eletrônico, antes da ocorrência da circulação ou saída da mercadoria.
Benefícios
O sistema NF-e proporciona um processo de emissão e gestão das informações fiscais, trazendo grandes benefícios para os contribuintes, para a sociedade e para as administrações tributárias:
Benefícios para o Contribuinte Vendedor (Emissor da NF-e)
Benefícios para o Contribuinte Comprador (Receptor da NF-e)
Benefícios para a Sociedade
Benefícios para as Administrações Tributárias
O que é?
Sped significa Sistema Público de Escrituração Digital. Trata-se de uma solução tecnológica que oficializa os arquivos digitais das escriturações fiscal e contábil dos sistemas empresariais dentro de um formato específico e padronizado.
De forma objetiva, o Sped pode ser entendido como um software disponibilizado pela Receita Federal para todas as empresas a fim de que elas mantenham e enviem a este órgão informações de natureza fiscal e contábil (a partir da escrituração digital mantida nas empresas) e informações previdenciárias, bem como os Livros Fiscais, Comerciais e Contábeis gerados a partir da escrituração (já registrados nos órgãos do Comércio), além das Demonstrações Contábeis.
O contribuinte poderá validar esses arquivos, assinar digitalmente utilizando um certificado digital, visualizar seu conteúdo e transmitir eletronicamente seus dados para os órgãos de registro e para os fiscos das diversas esferas.
Quais os objetivos e estratégias?
O objetivo deste programa baseia-se na integração dos fiscos federal/estaduais e, posteriormente, municipais, mediante a padronização, racionalização e compartilhamento das informações contábil e fiscal digital. Além disso, o Sped visa integrar todo o processo relativo às notas fiscais.
Com isso, busca-se reduzir os custos com o armazenamento de documentos e também minimizar os encargos com o cumprimento das obrigações acessórias.
Beneficiários
O contribuinte e as administrações tributárias serão os maiores beneficiados visto que isso promove mudanças no paradigma de relacionamento fisco-contribuinte numa parceria de interesses para a sociedade.
Premissas do Sped
– Empresários, sociedade empresária e contabilista usarão assinatura digital com certificação digital no padrão ICP-Brasil;
– A entrega do documento fiscal eletrônico é feita via internet (on-line em condições normais ou off-line em caso de contingência);
– Identificar dispositivos legais tanto na esfera comercial como na esfera fiscal, para dar suporte jurídico às escriturações fiscal e contábil digitais, bem como à Nota Fiscal Eletrônica – NF-e;
– Ênfase na premissa de que o contribuinte é o responsável legal pela guarda dos arquivos digitais que conterão as escriturações;
O Conhecimento de Transporte Eletrônico (CT-e) é o um Documento Fiscal para prestação de serviços de transporte, emitido e armazenado eletronicamente, instituído pelo AJUSTE SINIEF 09/07, de 25/10/2007.
Vantagens:
Benefícios para a Sociedade:
Benefícios para os Contabilistas:
Benefícios para o Fisco:
Como Funciona: No momento da emissão, o CT-e é transmitido instantaneamente para a Secretaria da Fazenda, permitindo um maior controle e acompanhamento das operações realizadas pelos contribuintes que passam a estar interligados com o Fisco.
Como vimos no capítulo anterior, o uso de um certificado digital é indispensável em alguns processos importantes. De forma fácil e segura, ele é capaz de desburocratizar e garantir a validade jurídica de cada etapa do procedimento.
Os itens citados tratam também de obrigações assessórias, como o SPED, que necessita da assinatura digital para finalização, ou mesmo a emissão de uma Nota Fiscal Eletrônica – NF-e.
Este artigo traz à tona cinco exemplos, mas é importante saber que além desses, também outros procedimentos podem necessitar da utilização de um certificado digital.
Por isso, fique sempre atento e aproveite toda a modernidade, tecnologia e praticidade trazidos por esse dispositivo!
Em caso de dúvidas, entre em contato conosco.
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