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Um bilhão e meio de usuários mensais e mais de 60 bilhões de mensagens por dia. Que o WhatsApp caiu nas graças de todo o mundo, não é novidade! Não é mesmo? Mas, além de ter facilitado a interação entre pessoas dos quatro cantos do planeta, a ferramenta tem se mostrado uma forte aliada da comunicação entre clientes e empresas, que veem no aplicativo uma forma de ampliar suas vendas.
Por isso, conversamos com Leonardo Bianchi, jornalista, mestre em Administração e professor universitário. Ele nos contou sobre o leque de possibilidades que o WhatsApp já disponibiliza para facilitar o diálogo entre vendedor e um potencial consumidor. Então, confira a seguir, 4 dicas de Bianchi para que consiga aproveitar os atuais benefícios do WhatsApp.
Segundo Bianchi, a venda por meio do WhatsApp pode ser realizada em tempo real. Afinal, o app proporciona facilidade e agilidade na Comunicação com o cliente. “A venda pode acontecer em tempo real mesmo as pessoas estando distantes. Isso pode ser feito por meio de fotos, vídeos e uma conversa mais informal. É um virtual com características de presencial. Também por ser sincrônico, o que aproxima muito a relação”, diz o mestre.
No mundo dos negócios é de extrema importância o entendimento dos processos e das tecnologias que geram relacionamento com cliente efetivos e potenciais. Para Bianchi, o WhatsApp funciona como uma parte muito importante para compreensão desse sistema. “Na verdade, muitos CRM´s já utilizam o WhatsApp como braço do sistema. Ou seja, antes, no dia do aniversário, o banco de dados utilizava um servidor de e-mail e, normalmente, o aniversariante não recebia mensagem porque ia para o spam. Hoje, o sistema já pode enviar cartão de Natal, aniversário e outras datas, além de centenas de outras promoções”.
O fato é que, hoje, muitas empresas que estão começando não tem um capital rentável para investir em estratégias de marketing elaboradas por profissionais da área. Nessa hora, aposte com o que tem! Olha só o que Bianchi diz sobre a eficiência do WhatsApp e, o melhor, de graça. “Barato, melhor, sem custo, acessível, a ferramenta conta com 1,5 bilhões de pessoas ativas se comunicando diariamente no mundo. Já no Brasil, os últimos dados, segundo o próprio WhatsApp, é de que naquela época já haviam mais de 120 milhões de usuários no país. Vale lembrar que, aqui, há mais celulares do que pessoas.”
Estava bom demais, né? Custo zero, acessível, muitas facilidades técnicas… O uso do WhatsApp também tem suas fragilidades. É o que explica Bianchi: “Não depender da ferramenta é essencial para o sucesso do negócio. Quantas vezes o WhatsApp ficou fora do ar? E isso prejudicou negócios que funcionam 100% nesse sistema”.
“O uso das ferramentas de tecnologia são essências para aproximar o cliente do vendedor. A Internet afastou o consumidor, deixando-o mais carente. Quando temos as ferramentas para fazer a aproximação, temos o custo reduzido do e-commerce e o carinho da proximidade”.
Agora que já sabe como o WhatsApp pode ser útil em questões comerciais, coloque-as em prática e tenha ótimos resultados. Se quiser ficar, ainda mais, por dentro das novidades do universo da Link, assine a nossa newsletter. Ah, tem também as redes sociais que estão sempre cheias de conteúdos exclusivos. Então, não se esqueça de nos acompanhar por lá! Dúvidas ou sugestões? Será um prazer ajudar.
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