Publicado em
Nova carteira de identidade possui QR Code e pode incluir título de eleitor, carteira de trabalho e outros documentos.
A carteira de identidade (RG) está mudando: o novo modelo possui QR Code, tamanho menor e espaço para incluir o número da carteira de motorista (CNH), título de eleitor, carteira de trabalho e previdência social, entre outros. Este documento começou a ser emitido em São Paulo este mês, e deverá ser adotado por todos os estados do Brasil até março de 2020.
Será possível emitir o novo RG em todos os postos do Poupatempo de SP, seja para quem está tirando o documento pela primeira vez ou para quem vai obter a segunda via. Vale lembrar que o modelo antigo continua valendo: você não será obrigado a atualizar a carteira de identidade.
Há diversas mudanças importantes no RG. Ele ficou um pouco menor, com dimensões 96 x 65 mm (antes eram 105 x 75 mm), porém traz mais informações. Você poderá incluir, opcionalmente, os números dos seguintes documentos:
Para incluir esses números, será necessário levar cada um dos documentos originais até o Poupatempo; vale ressaltar que isso é opcional. O RG também virá com o CPF e, se houver, o DNI (Documento Nacional de Identidade).
É possível informar seu tipo sanguíneo no novo RG; isso precisa ser comprovado através de sua carteira de doação de sangue ou de um exame médico. O documento também poderá incluir indicativos para portadores de necessidades especiais e códigos referentes ao CID (Código Internacional de Doenças).
O novo RG possui QR Code na parte interna, algo que o estado de São Paulo já fazia no modelo antigo; a ideia é aumentar a segurança contra falsificações.
Novo RG chegará a todo o Brasil até março de 2020
O documento foi padronizado em todo o Brasil com o decreto 9.278/2018, e precisará ser implementado em todos os estados até março de 2020. Acre, Ceará, Goiás, Maranhão, Mato Grosso, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná já emitem o novo modelo de RG, assim como o Distrito Federal.
O decreto também prevê um RG em cartão de plástico, em vez de papel, com dimensões ainda menores (85,6 x 54 mm) e microchip de aproximação. Ele traz as mesmas informações da versão que descrevemos acima, incluindo o QR Code e o número de documentos como a CNH. Esta versão não está sendo emitida em SP, mas pode ser encontrada no MT.
E a ICN (Identificação Civil Nacional), criada por uma lei de 2017, que vai reunir os números do RG, CPF e título de eleitor? Ela deverá incluir dados biométricos obtidos pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), mas essa base de dados ainda não está pronta; por isso, o documento não deve ser emitido antes de 2020.
Fonte: Tecnoblog
Fonte da Imagem: FreePik