Blog

Últimas Postagens

#

Reskilling: atualize suas competências para o RH moderno

Publicado em



Saiba a importância de adaptar as suas habilidades já possuídas ao novo mundo digital

Para conseguir ou manter um bom emprego é necessário acompanhar as tendências e as novas tecnologias. A maioria das pessoas sabe disso, mas, hoje em dia, entra em jogo uma nova forma de fazer isso, o reskilling. Ele, nada mais é que a capacidade que o indivíduo tem de adaptar as suas habilidades já possuídas ao novo mundo digital.

Segundo estudo do McKinsey Global Institute, aproximadamente 375 milhões de profissionais – ou 14% da força de trabalho global – podem precisar trocar de ocupação até 2030, em consequência da disrupção provocada por digitalização, automação e inteligência artificial no mundo do trabalho. E no recrutamento e seleção de RH não é diferente.

Portanto, atualizar suas competências e habilidades já é indispensável para profissionais que quiserem continuar ativos e desenvolvendo sua carreira dentro de um RH mais ágil e tecnológico.

Atualizando suas competências técnicas

Ao contrário do que parece, para estar preparado para o futuro do trabalho os integrantes do RH não precisam começar a fazer uma graduação, uma pós, ou se formar em algo relacionado à tecnologia, mas sim, estar preparado para lidar com dados, com os avanços tecnológicos e como eles afetam seu dia a dia, além de desenvolver essa visão e acompanhar de perto essa transformação.

Alguns especialistas recomendam buscar a chamada “fluência digital”. Essa característica, aliás, é o que deve garantir boa parte da sua empregabilidade nos próximos anos. Desenvolvê-la não é um grande desafio. Você pode buscar cursos online, muitos deles até gratuitos, para desenvolver competências técnicas que precisa.

Ter conhecimento, mesmo que superficiais, em design thinking, marketing digital, people analytics, chatbots e outros pontos são essenciais para o futuro do trabalho em recursos humanos e recrutamento e seleção. Já se familiarizou com esses conceitos? Análise de dados, conhecimento em finanças, Search Engine Optimization (SEO) e gerenciamento de projetos são outras competências técnicas bem-vindas na área de pessoas. Quais delas você já está desenvolvendo?

Competências comportamentais também

Não só a parte técnica conta no reskilling mas também as competências comportamentais. Normalmente, elas são mais difíceis de desenvolver, mas também por isso são mais valorizadas no mercado de trabalho. Criatividade, comunicação e adaptabilidade serão cada vez mais buscadas por empresas de todos os tipos.

Além de ter o diferencial no comportamento, ser líder, saber gerir pessoas é um ativo importante, independentemente do momento de carreira que você esteja vivendo, seja como analista ou como gerente de RH.

Não voltaremos a estaca zero

A grande questão do reskilling é, não parar, e não voltar tudo da carreira para a estaca zero para acompanhar o futuro. É sempre importante não parar de se atualizar e acompanhar a transformação digital e os impactos que ela tem sobre as suas próprias funções no trabalho.

Fonte: VAGAS

Fonte da Imagem: School photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Ok
Open chat