Publicado em
Que o mercado empresarial está em constante crescimento não é novidade. Os processos que envolvem os negócios voltados à inteligência desse setor são de extrema importância para a economia do país. Com as mudanças, surge a necessidade de acompanhamento e aperfeiçoamento das técnicas de gestão para se beneficiar com tantos ganhos. Dessa necessidade, nasce a importante atuação do profissional consultor. Com sua experiência, facilita a lida com as auditorias internas e externas, implantação e a revisão dos controles da rotina de administração das empresas.
O principal intuito da consultoria é reestruturar e organizar empresas que desejam otimizar o modus operandi, o tornando mais eficiente para a tomada de decisão. Além disso, visa atender à legislação, promover a governança corporativa, crescer de maneira sustentável e atrair investidores e recursos externos para as instituições.
Abaixo, listamos alguns dos momentos em que a consultoria tem papel fundamental para a validação de procedimentos essenciais ao dia a dia das corporações.
As obrigações do Sistema Público de Escrituração Digital (SPED) exigem trabalhos especializados para o seu perfeito funcionamento, tais como, consultoria para implantação de software, revisão do banco de dados e análise de softwares, além do desenvolvimento eficaz para as obrigações acessórias.
A implantação e o redesenho de um Sistema de Gestão Empresarial (ERP) são projetos que exigem uma visão holística da organização, verificando a origem dos dados e todo o seu trajeto pela empresa. Os auditores devem realizar análises, desde a logística até a segregação de funções, com uma metodologia própria de trabalho. É importante que todos esses procedimentos estejam alinhados às inovações tecnológicas, ressaltando os indicadores de desempenho para os objetivos de atendimento ao cliente, produtividade, qualidade, eficácia dos suprimentos e rentabilidade dos produtos.
O planejamento organizacional é composto por todos os métodos e procedimentos adotados dentro da empresa com o intuito de proteger seus ativos, verificar a adequação e o suporte dos dados contábeis, promover a eficiência operacional e encorajar a aderência às políticas definidas pela direção. A decisão pela implementação e revisão periódica dos controles internos ajuda a garantir melhores condições para o desenvolvimento dos negócios da empresa, tornando-a mais competitiva.
Decisão sobre qual plano de ação deve ser implementado pela organização em matérias gerenciais e estratégicas visando à otimização de resultados.
Todas as empresas com sócio estrangeiro deverão se cadastrar junto à Receita Federal e ao Banco Central do Brasil para que seja feito o RDE-IED (Registro Declaratório Eletrônico – Investimento Externo Direto).
O ativo imobilizado é formado pelo conjunto de bens e direitos necessários à manutenção das atividades da empresa, podendo apresentar-se tanto de forma tangível (edifícios, máquinas etc.) quanto intangível (marcas, patentes etc.). Uma das principais atribuições da contabilidade é o controle do patrimônio da entidade.
Esperamos ter lhe ajudado com esse conteúdo a tornar o seu dia a dia profissional mais assertivo, de acordo com as normas e também mais prático. Ahh, não se esqueça, que independentemente das atualizações no mundo dos negócios, manter se antenado, é sempre um diferencial competitivo nesse enorme nicho de possibilidades.
Gostou do artigo? Fique ligado para não perder nada!
Ah, tem também a nossa Newsletter, e os conteúdos exclusivos das redes sociais.
Até o próximo post 😉