Publicado em
Se você está lendo este artigo, certamente ficou curioso em entender a diferença entre tributo e imposto, certo? Bom, temos uma boa notícia, a maior parte da sociedade acha que os dois são a mesma coisa, mas… Não é! Por se tratar de uma dúvida importante, fique por aqui para entender um pouco mais sobre essas categorias que são previstas na constituição.
São tributos previstos na Constituição Federal: Empréstimos compulsórios, impostos, contribuições especiais, taxa. Basicamente, o estado adota cobranças que encaixam em pelo uma dessas modalidades. Ou seja, termo se refere a todos os pagamentos que são obrigatórios por lei, justamente por serem regulamentados.
Como mencionado anteriormente, imposto é um tributo, portanto, se trata de uma obrigação que o estado impõe, e o seu não pagamento pode acarretar complicações penais, civis e econômicas.
As empresas devem adotar aos regimes tributários. Essa informação varia de acordo com o faturamento. São exemplos; O Simples Nacional, Lucro Real e o Lucro Presumido. Fiquem atentos na hora de escolher o melhor regime para a sua empresa, ela poderá render bons benefícios. Do contrário, atrairá complicações ao seu negócio.
Gostou do artigo? Fique ligado para não perder nada! Ah, tem também a nossa Newsletter, e os conteúdos exclusivos das redes sociais.
Venha fazer parte da rede Link e ficar por dentro de tudo sobre o universo da Certificação Digital, Inovação, Consultoria e muito mais!
Até o próximo post 😉
Imagem: Cookie_Studio – Freepik.com