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Uma das principais formas de se analisar dados para converter em informação, é utilizando as pesquisas quantitativas e qualitativas. Mas para usá-las de maneira assertiva, é importante entender a diferença entre ambas para apostar no estudo que mais condiz com o que se deseja descobrir por meio delas. Para isso, produzimos esse artigo, que explica de forma clara o que é cada uma, quando deve ser usada, além de alguns exemplos do uso. Vamos lá?!
Nessa forma de análise, leva-se em conta números e cálculos matemáticos.
Aqui, existe um caráter subjetivo, usando narrativas faladas e escritas.
Se você for trabalhar com uma pesquisa de grande escala, onde haverá uma grande coleta de quantidade de dados, com um número considerável de pessoas, a melhor opção é a quantitativa. Ela é comumente utilizada nesses casos.
Na qualitativa, o pesquisador usa de perguntas abertas para conhecer melhor a amostra do público. Nessa modalidade, é possível extrair informações subjetivas que servem de embasamento para novas perspectivas e ideias. O que seria quase impossível com a pesquisa quantitativa por ser naturalmente mais fechada.
A realização de pesquisa qualitativa para extrair uma grande quantidade de dados não se torna inviável, porém necessitará de mais pessoas envolvidas no estudo por demandar mais trabalho.
Para descobrir como as pessoas pensam ou sentem com aspectos mais detalhistas, é interessante usar a pesquisa qualitativa, pois com ela é possível analisar casos específicos de forma mais abrangente. Se você tem uma empresa e deseja saber o que as pessoas pensam a respeito dos serviços ou dos produtos oferecidos, não tenha dúvida quanto a utilizar a pesquisa qualitativa, pois ela te oferece informações precisas sobre o que ainda não se tem conhecimento.
Vai fazer uma pesquisa de intenção de votos? Censo? Opte pela quantitativa, pois ela vai te oferecer dados consistentes, de uma ampla amostra de grupos específicos para entender o que aquela parcela da sociedade ou de grupos que está sendo analisada representa matematicamente.
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Até o próximo post 😉