Blog

Últimas Postagens

#

O planejamento estratégico como ferramenta empresarial

Publicado em



Quando se pensa em fazer planos, traçar metas e objetivos para um determinado negócio ou executar determinado projeto, pensa-se logo em fazer um planejamento estratégico. Mas o que de fato é um planejamento estratégico e quais os seus benefícios ou objetivos?

O objetivo do planejamento estratégico é orientar e reorientar os negócios e produtos da empresa de modo que gere lucros e crescimento satisfatórios.

“Planejamento estratégico é definido como o processo gerencial de desenvolver e manter uma adequação razoável entre os objetivos e recursos da empresa e as mudanças e oportunidades de mercado.” (RODRIGUES, apud KOTLER,1992, p.63)

O planejamento estratégico surgiu no início dos anos 70 devido a crescentes crises como preço do petróleo, guerras entre árabes e israelenses, inflação, altos índices de desemprego entre outros. Foi aí que os empresários enxergaram que precisavam planejar de uma maneira diferente já que antes, nas décadas de 50 e 60, o planejamento era feito apenas de modo operacional.

O planejamento estratégico pode variar entre o grau de interação entre uma organização e o ambiente, que pode ser positivo, neutro ou negativo, isso vai depender do comportamento estratégico assumido pela organização perante o ambiente que a organização encontra-se inserida.

“Planejamento estratégico é o processo continuo, sistematicamente e com o maior conhecimento possível do futuro contido, tomar decisões atuais que envolvem riscos; organizar sistematicamente as atividades necessárias à execução dessas decisões, através de uma retroalimentação organizada e sistemática, medir o resultado dessas decisões em confronto com as expectativas alimentadas.” (DRUCKER, apud CHIAVENATO & SAPIRO, 2003)

O planejamento estratégico não é simplesmente efetuar uma busca de afirmação das aspirações ou intenções de uma empresa, é na verdade um meio de implantar um plano de ações para que as aspirações e intenções dessa empresa se tornem realidade em um determinado prazo.

Em um planejamento estratégico é possível identificar algumas etapas tais como:

Definição de valores da empresa, como a visão e missão;

Análise do ambiente externo, as oportunidades e ameaças para a empresa;

Análise do ambiente interno, mais concretamente as forças e fraquezas da empresa;

Análise do contexto atual da empresa através da análise SWOT – Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças);

Definição de objetivos e metas, ou seja, o que a empresa pretende alcançar. Onde e quando pretende chegar. É importante saber identificar o público-alvo de cada ação e cada objetivo;

Formulação e implementação da estratégia, onde se escolhe o plano para alcançar as metas e objetivos definidos previamente. Na formulação das estratégias, é importante verificar os recursos disponíveis para a implementação da estratégia, e definir quais recursos se aplicam mais adequadamente à estratégia escolhida;

Obtenção do feedback e controle, onde os responsáveis verificam os resultados do planejamento estratégico.

Missão

A missão de uma organização é a razão da sua existência, o porquê ela existe. A declaração de missão geralmente é uma declaração curta, que destaca as atividades da empresa. Deve ser realizável e orientada para o mercado que a empresa deseja seguir e ainda deve conduzir aos objetivos e metas.

Visão

A visão da empresa é a definição de onde a empresa quer estar em um determinado período de tempo, é a descrição do futuro desejado para a empresa. É algo responsável por nortear a organização.

Objetivos

Os objetivos de uma empresa são os resultados que a organização pretende atingir. Determinadas empresas utilizam os objetivos como base para fazer seu planejamento estratégico. Ao definir os objetivos, é importante que a empresa crie determinados critérios como qual mercado irá atingir, qual o faturamento desejável, número de clientes a serem atingidos.

Metas

As metas andam de mãos dadas com os objetivos, são tarefas a serem executadas em um prazo determinado, para que o objetivo seja alcançado. As metas devem ser mensuráveis além de realistas.

Fonte: Portal Administradores

Fonte da Imagem: Designed by Freepik

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Ok
Open chat