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As eleições de 2018 finalmente chegaram ao fim, depois de uma campanha extensa e de o país protagonizar uma divisão de ideais como nunca.
Mas, para quem deseja usar o potencial da internet, essas eleições trouxeram outras lições importantes e que não podem ser ignoradas.
Basta observarmos que o presidente eleito, Jair Bolsonaro, foi na contra mão do senso comum eleitoral e conseguiu vencer a eleição no segundo turno com 55,10% dos votos válidos.
Mas o que trouxe essa vitória a Bolsonaro? Qual foi o papel do marketing digital nas eleições 2018?
Estas e outras reflexões é que vamos fazer juntos neste post.
Mas, antes disto, um aviso importante: Esse é um post de marketing digital e não de política. Portanto, as análises e reflexões serão feitas como aprendizado da estratégia digital usada por Bolsonaro. Por favor, vamos nos manter dentro da proposta do artigo e evitar comentários políticos.
As 5 lições de marketing digital das eleições 2018
Qual foi o impacto da internet e das redes sociais nas eleições? Realmente você enxergou tudo o que aconteceu nessas eleições?
Vamos observar a fundo 5 lições de marketing digital das eleições 2018 e ver o que podemos aprender com elas. Acompanhe esses 5 pontos que destaquei e descubra como a sua empresa ou negócio podem usá-los a seu favor. Confira!
Jair Bolsonaro deixou clara a sua estratégia em uma reportagem especial do Fantástico,
transmitida pela Rede Globo nesse Domingo (28).
A campanha do novo presidente do Brasil começou quatro anos antes, em 2014. E nesse
período ele se dedicou totalmente ao marketing digital, fazendo suas mídias sociais crescerem cerca de 3.900% nesse período.
Segundo a mesma matéria, Bolsonaro saltou de pouco mais de 200 mil fãs no Facebook para mais de 8 milhões de seguidores. Somando todos os perfis nas principais redes sociais do candidato eleito, chegamos a um montante considerável de mais de 17 milhões de seguidores.
Bolsonaro se dedicou a gerar conteúdo, postar tudo o que acontecia com ele, compartilhar sua mensagem e atrair pessoas que se conectavam com ela. Uma estratégia que lhe rendeu um crescimento considerável nas mídias e o direito de residir no Palácio da Alvorada a partir de 1 de janeiro de 2019.
A estratégia de atrair fãs sem dúvida deu certo, pois os militantes digitais da campanha
tiveram um papel muito importante nessas eleições. Eles foram os responsáveis por replicar o conteúdo de Bolsonaro e aumentar sua presença nas mídias digitais.
No Google Trends, que mede o interesse dos internautas em relação a um termo de pesquisa, o crescimento de Bolsonaro também é visível.
Já pensou usar essa mesma estratégia a favor da sua empresa? Pense no impacto que sua
marca poderia causar se usar as mídias digitais de forma adequada e estratégica.
Algo que me chamou a atenção na entrevista de Bolsonaro, para o repórter Paulo Renato
Soares, foi o fato de uma segunda opinião para os conteúdos postados na mídia. Jair Bolsonaro confidenciou que tinha um “amigo cabeça” para revisar seus conteúdos e dar uma segunda opinião.
Indo além das revisões de redação, o papel do amigo de Bolsonaro era medir o “tom” e o
“sentimento” das mensagens. Fica claro que o novo presidente tinha receio de criar alguma
crise por suas publicações e se precaveu disso buscando por segundas opiniões.
Essa é uma estratégia muito simples, mas que sem dúvida contribuiu para os resultados de
Bolsonaro nas eleições 2018.
E a sua empresa, tem um curador de conteúdo ou uma segunda opinião para resguardar sua estratégia de marketing digital? Você toma esse cuidado na hora de publicar e compartilhar conteúdos em suas mídias?
Se ainda não faz, saiba que deve começar o quanto antes. Essa segunda opinião pode ser um amigo, funcionário, ou qualquer outra pessoa próxima. Mas, se puder contar com apoio
profissional é ainda melhor, como um consultor ou especialista em marketing digital.
Analistas políticos completaram as lições de marketing digital das eleições 2018 que podemos tirar. Segundo eles, Bolsonaro fixou seu discurso em temas que interessavam a população brasileira, pelo menos a maioria, e isso o fez ter sucesso em sua campanha.
Foi comum ver nos discursos do candidato, e agora presidente eleito, assuntos como combate a corrupção, aumentar a segurança no Brasil, liberdade e muitos outros temas. Percebemos que estes são os principais pontos levantados pelos brasileiros como aspectos a serem melhorados em nosso dia a dia.
Mas o que isso tem a ver com marketing digital ou mídias sociais? Se você adicionar os pontos de interesse de seu público nos discursos da sua empresa vai gerar conexão, atrair seguidores e posteriormente clientes.
Você com certeza gostaria disso, não é? Então, dedique-se a conhecer bem a sua persona e
buscar atendê-la não só no discurso, como nas ações diárias em sua empresa (atendimento ao cliente, qualidade, pós venda, etc.).
É inquestionável que o papel das mídias tradicionais, como rádio e TV, perderam espaço para a internet nas eleições de 2018. Basta considerarmos que o candidato eleito, Jair Bolsonaro, tinha apenas 8 segundos de TV no primeiro turno contra 2 minutos e 23 segundos de Fernando Haddad, do PT.
Além disso, o candidato com o maior tempo de televisão, Geraldo Alckmin do PSDB, nem
sequer chegou ao segundo turno e teve um dos piores desempenhos dessa campanha.
Dados que comprovam que as mídias sociais estão tomando espaço dos canais tradicionais e sendo mais consideradas na hora de tomar decisões importantes.
Você ainda duvida que o seu cliente faz o mesmo para decidir comprar seu produto ou
contratar seu serviço? Ou que ele não pesquisa na internet antes de comprar de você? É lógico que seus potenciais clientes estão conectados e você precisa se dedicar a encontrá-los na internet.
Já é sabido que as campanhas eleitorais no Brasil custam milhares de reais. Entretanto, as eleições de 2018 foram marcadas por escassez de recursos e limitações mais pesadas do TRE (Tribunal Superior Eleitoral).
Mesmo assim o candidato com menos recursos financeiros foi o grande vencedor dessa
disputa. Jair Bolsonaro declarou R$1.721.537,42 gastos em sua campanha, contra R$
34.400.867,06 de Fernando Haddad do PT.
O Candidato eleito também dispunha de menos recursos do Fundo Partidário que seu
adversário (R$ 20.000 contra R$ 1.000.000).
Um outro dado que chama a atenção é que Jair Bolsonaro declarou R$ 115 mil gastos com a criação e inclusão de páginas na internet, revelando um pouco da sua estratégia de marketing digital. Enquanto isso, Fernando Haddad, não declarou despesa similar. Deixando claro que o foco de sua campanha foi nas mídias tradicionais.
Esse ponto deixa claro que a internet possibilita criar uma estratégia de marketing mais barata e eficaz, sem precisar de financiamentos milionários como outros canais.
E o que a sua empresa pode fazer em relação a isso? Estar nas mídias digitais e ter uma
estratégia de marketing digital eficaz é o primeiro passo para economizar e crescer ao mesmo tempo!
Qual a maior lição das eleições de 2018?
Observando todos os números que vimos anteriormente, fica claro o potencial do marketing digital nas eleições de 2018. Mas é visível que estes canais podem ser usados para expandir o alcance de sua mensagem, atrair pessoas que pensam da mesma forma que você e criar uma comunidade.
Essa estratégia pode ser usada não apenas como fonte de eleitores, mas de clientes e
seguidores para sua marca também.
Portanto, espero que essa rápida reflexão faça você enxergar o real potencial das mídias
digitais para o seu negócio. Afinal de contas, o Case Bolsonaro não deixa dúvidas que é
possível crescer e ir além usando corretamente as mídias sociais.
Independente de sua posição política ou partido, é inegável que a campanha eleitoral de 2018 foi muito diferente das anteriores. Onde o não tão óbvio surpreendeu e os canais tradicionais foram superados pelo poder da internet.
E a sua empresa, como está usando o novo marketing para gerar negócios? Deixe seu
comentário abaixo e vamos continuar debatendo esse tema.
Fonte: E-commerce News
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