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Aumento da visibilidade digital do seu negócio? Saiba como!

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Atualmente, existem muitos recursos digitais para somar às marcas nas questões de alcance e engajamento para negócios. Neste artigo, iremos falar de uma das maiores redes sociais do mundo, para alavancar de vez a presença da sua empresa nesse meio. Sabe qual é? Se não, te falamos! Ele mesmo, o Instagram.

 

Está sem tempo? A gente resume para você 😉

 

Photo by lalo Hernandez on Unsplash

  • Breve contextualização do Instagram: Plataforma criada em 2010 e que possui mais de 1 bilhão de contas ativas.
  • Planejamento estratégico de postagens de fotos e vídeos seguindo uma disposição padrão, periodicidade e segmentação de conteúdo para atrair clientes.
  • Stories é uma ótima ferramenta de prospecção, muita gente prefere ver os stories do que rolar as fotos no feed. Dessa forma, ele deve ser usado de forma estratégica para atrair um potencial cliente para o perfil da empresa.
  • Quer tratar assuntos mais densos? Fazer uma websérie? Use a TV do Instagram. Ela é ideal para vídeos com no mínimo 15 segundos e o máximo de 60 minutos. Ah, sempre em formato vertical.
  • Feito tudo isso, cliente mandou mensagem no direct? Responde, viu? Ou você poderá perder uma ótima oportunidade de negócio.

 

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Voltando ao ponto, o Instagram. A plataforma criada por Kevin Systrom e Mike Krieger , foi lançada em 2010 e rapidamente ganhou notoriedade. Foram mais de 100 milhões de usuários ativos já no ano de 2012. Hoje, existem mais de 1 bilhão de contas conectadas na rede, que é considerado o maior gerador de engajamento do mundo. Um feito incrível, não é mesmo? Nós também achamos.  Portanto, sem mais delongas, depois dessas informações básicas sobre o surgimento, desempenho e o grande ganho tecnológico, vamos dar algumas dicas de como usar esse mecanismo a favor do seu negócio. Ficou curioso? Fique por aqui e descubra um pouco mais sobre o Instagram, bem como seus recursos e como usá-los de maneira assertiva para atrair o público de interesse.

Fotos e vídeos no  Feed: Disposição harmônica e eficiente

Já sei, você tirou aquela foto perfeita da sua empresa e decidiu postar. Até aí, tudo bem! Mas, antes, certamente foi feito um planejamento, não é? Se a resposta for não, volte ao início do jogo. É necessário se ter em mente que o Instagram, apesar de ser uma plataforma visual, não se baseia somente nisso. As postagens precisam ter um layout, disposição simétrica e organizada. Já sei o que você está pensando: “Como fazer isso?”, vamos lá! Primeiramente, escolha uma referência para se basear. Feito isso, conseguirá pensar em uma forma harmônica para montar o seu calendário editorial de posts. É no calendário que você irá especificar se em determinada data, será postada uma foto, um vídeo ou uma peça. Dados os primeiros passos, escolha um padrão de exposição para os conteúdos. Por exemplo, você tem um restaurante. Considerando três materiais em uma linha horizontal, o lado direito terá uma foto de um prato, a foto do meio será do ambiente ou uma especificidade do espaço, e a do lado esquerdo uma peça publicitária. Pronto, você já sabe como, quando e de que forma realizar a diagramação do conteúdo visual. Assim, você vai tornar o seu feed atrativo e inteligente. Uma vez que os seus clientes sabem a maneira e a periodicidade em que são feitas as postagens, a experiência dele será, com toda certeza, mais funcional. Ele saberá onde encontrar o que deseja consumir e quando esse material ficará disponível, aumentando a fidelização. Ele voltará para conferir outros posts, e o melhor, na hora certa e com eficiência.

 

Stories com foco em prospecção e convertimento de Leads

Outro recurso incrível do Instagram é o storie. Uma ótima forma de entender o que seu público procura, por exemplo, por meio das enquetes, que são um dos mais conhecidos plugins da plataforma. Ainda é possível adicionar conteúdo no feed e por meio do stories convidar as pessoas para verem o material no seu perfil, aumentando as chances delas conhecerem mais o seu produto. Dá também para ancorar o site da sua empresa no famoso “arrasta pra cima”, mas só depois que se atinge certo número de seguidores. Os stories possuem um tempo máximo de visualização de 24 horas  (se não for para os destaques), e tem duração de até 15 segundos cada. Mas, já disponibilizaram uma alternativa para quem desejar fazer vídeos mais densos e autoexplicativos.

IGTV, a tevê do Instagram, ideal para vídeos mais longos e esclarecedores

Gravou um vídeo para o Instagram e passou dos 60 segundos permitidos no feed da plataforma?  E agora? Calma que tem jeito. Com o IGTV, o novo recurso audiovisual do Instagram, ficou fácil. Com ele, é possível gravar vídeos de até 60 minutos e o mínimo de 15 segundos. O formato também muda um pouco, os vídeos devem ser postados na posição vertical. Então, se desejar fazer uma abordagem mais ampla, o mecanismo é ideal!

Destaques para posicionar o seu negócio na perspectiva de aspectos importantes

modelo perfil de negocio instagram

Vamos imaginar que você tem uma empresa de aviação. Quais são as principais dúvidas ou curiosidades que seu público de interesse gostaria de saber mais? A missão da sua empresa? Qual a visão? Valores? Promoção? Passagens? Certamente, com os destaques você pode unir todo esse material no layout principal, segmentar o conteúdo e torná-lo esteticamente atrativo. Ou seja, aqui você informa sobre o posicionamento da sua empresa no mercado, promove os produtos que vende e ainda pode usar de artifícios importantes para fidelizar de vez um possível cliente.

Direct: Monitoria com frequência para não perder clientes em potencial

Ah, mas não adianta fazer tudo isso, e quando uma pessoa mandar uma mensagem querendo saber algo, não ser respondida. Então, monitorar a caixa de entrada é primordial para uma possível efetivação de parcerias e vendas. Hoje, mesmo com a opção de colocar os principais contatos da conta no Instagram, o direct  ainda é muito usado. Atenção, hein?!

Gostou das dicas? Tem várias outras de onde veio essa!

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Foto: lalo Hernandez on Unsplash

Até o próximo post 😉

 

 

 

 

 

 

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