Publicado em
Com as mudanças que ocorreram no Governo Federal após as eleições, o ITI está com o foco renovado para os próximos anos. No dia 23 de janeiro, quarta-feira, o órgão apresentou seu Planejamento Estratégico. Nele, o ITI coloca seus projetos e metas para os próximos 4 anos.
Em primeiro lugar, o documento evidencia a vontade do ITI de ampliar o serviço de certificação digital no país. Por essa razão, ele deseja associá-la a novas tecnologias. Entre elas, a assinatura digital de documentos eletrônicos dentro do setor público, assim como visa fomentar acordos internacionais para o uso da certificação digital.
Podemos destacar a adoção de uma identificação digital mais confiável. Ele visa colocar o ITI como protagonista em projetos que possam adotar o certificado digital. Para tanto, ele pretende massificar o uso de certificado entre servidores públicos para utilização de documentos eletrônicos.
No quesito segurança, existe a proposta de atualizar o sistema antifraude. O ITI também pretende implantar um sistema de auditoria e fiscalização, realizando verificações periódicas nos processos de certificação. Da mesma forma, ele pretende melhorar o sistema biométrico para interagir com os Prestadores de Serviço Biométrico – PSBios da ICP-Brasil e com outras bases de dados.
Uma vez que mudanças estão por vir, o planejamento estratégico propõe um estudo sobre blockchain. A intenção é desenvolver aplicações que estejam alinhadas com a certificação digital.
O órgão também deseja realocar os seus gastos, utilizando seus recursos de forma mais eficiente. Assim, ele pretende manter a sustentabilidade do negócio, sem onerar os gastos públicos.
É perceptível a vontade do ITI de tornar a certificação digital mais presente no cotidiano brasileiro. Seus esforços estarão voltados para esse projeto nos próximos 4 anos. Desse modo, podemos esperar que o mercado de certificação digital continuará se expandindo, podendo se envolver em outros processos eletrônicos para deixar tudo mais seguro e digital.
Para acessar o Planejamento Estratégico, clique aqui.