Publicado em
Sempre falamos que o certificado digital é uma ferramenta muito importante. Com ela você pode assinar documentos, fazer as devidas declarações a Receita Federal, ter maior segurança das informações, etc. Mas, como seria se o certificado digital não existisse em um mundo tão moderno e hiperconectado quanto o nosso?
1 – Gastaríamos mais com o armazenamento de papeis
Como o certificado digital permite assinar documentos digitais com validade jurídica, se não o possuíssemos, precisaríamos de um enorme espaço para o armazenamento de documentos físicos. Também precisaríamos fazer a manutenção desse espaço para que os documentos não fossem danificados. Além desse impacto, teríamos o impacto ambiental, já que produziríamos mais papel para conseguir ter os documentos em formato físico.
2 – Seríamos mais burocráticos
Precisaríamos provar a todo o momento que uma empresa, ou pessoa física, é ela mesma sempre que fosse acessar alguma informação, já que não teríamos um documento eletrônico que identificasse pessoas físicas e jurídicas em meio digital. O certificado já faz isso de forma rápida e segura. As informações já são validadas a partir do reconhecimento das chaves públicas e privadas que são únicas para cada certificado.
3 – O meio digital seria menos seguro
Se hoje ainda temos problemas com a segurança de informações, sem o certificado enfrentaríamos uma insegurança ainda maior. É o certificado que valida informações cruciais para transações bancárias, troca de dados, acesso a processos eletrônicos e confirmação de identidade, por exemplo. Sem essa ferramenta, provavelmente teríamos um maior número de fraudes nas mais diversas áreas. Como já sabemos, o certificado digital utiliza a criptografia, que é a principal arma contra o ataque de hackers tentando roubar informações.
Fonte da Imagem: Designed by Nensuria