Publicado em
Para que a inclusão digital possa ocorrer e que de fato todas as pessoas façam parte dela, tendo acesso livre e democrático, ainda se faz necessário que alguns fatores sejam revistos, principalmente os culturais. De acordo com dados da pesquisa feita pela Fundação Getúlio Vargas, o Brasil está na 72° colocação em um ranking que avalia 150 países que promovem a inclusão digital. A pesquisa ainda revelou que 51,2% da população têm acesso a internet, ao telefone celular e também a computadores próprios, uma porcentagem maior do que a média global dos países que foram analisados. Um número potencialmente expressivo, que denota o avanço, mas também evidencia que tem muita gente ainda de fora.
Hoje, com as diversas ações que são promovidas por iniciativas sociais apoiadas pelo Governo, é possível esperar que ganhos ainda maiores estejam previstos para o futuro. O processo de implantação dessa nova cultura digital começou há bastante tempo, não é novidade para muitos indivíduos que a tecnologia cada vez mais se torna indispensável para tornar mais prática a vida das pessoas, mas tem lugares onde essa realidade ainda não chegou, e são por esses espaços que ainda não foram ocupados que a Organização das Nações Unidas para a educação, a Ciência e Cultura (UNESCO), desenvolvem todo um trabalho para que pessoas com baixa renda ou nenhuma renda tenham a possibilidade de acompanhar os avanços tecnológicos de forma desburocratizada.
Abaixo, listamos alguns projetos sociais que fomentam a inclusão digital:
O Programa Nacional de Tecnologia Educacional (ProInfo) foi elaborado pelo Ministério da Educação,no ano de 1997. O intuito é promover o uso da tecnologia como ferramenta de enriquecimento pedagógico no ensino público fundamental e médio. Para mais informações, acesse: www.fnde.gov.br/programas/proinfo.
Promoção da Inclusão Digital de Jovens no Mercado de Informática, conscientização da Preservação do Meio Ambiente e Cidadania, através da Reciclagem de Equipamentos de Informática. Para mais informações, acesse o site da Eco Digital.
Esses são só alguns dos projetos, existem vários outros. Em sua maioria, as ações precisam de parceiros para ajudar a promover e também de outros auxílios para que possam continuar a oferecer o benefício a todos que interessam e necessitam.
E você? Ficou interessado em participar? Ajude mais pessoas a terem acesso a um novo universo de possibilidades profissionais e culturais.
Gostou do artigo? Fique ligado para não perder nada! Ah, tem também a nossa Newsletter, e os conteúdos exclusivos das redes sociais. Venha fazer parte da rede Link e ficar por dentro de tudo sobre o universo da Certificação Digital, Inovação, Consultoria e muito mais!
Até o próximo post 😉