Publicado em
Uma boa gestão de crise não se faz de momentos, mas sim de todo o plano estratégico elaborado previamente para o caso em que ocorra alguma situação atípica na rotina de qualquer profissional ou empresa. O momento em que estamos vivendo reserva particularidades bem adversas, mas que contrariando a nossa premissa, quase ninguém estava preparado para lidar, sobretudo com relação ao isolamento social.
Para conter a pandemia do novo coronavírus, as autoridades de saúde determinaram algumas medidas de higiene pessoal e ambiental, bem como a mais importante ação que é evitar a aglomeração de pessoas em locais fechados. Posto isso, é inevitável não tocar nos aspectos que impactam socialmente e profissionalmente a vida de milhares de pessoas devido a essa crise sanitária. Contudo, devemos reconhecer que o que está sendo feito é para primordialmente preservar vidas, proporcionando saúde e bem estar para o enfrentamento a COVID-19.
Como evidenciado, a saúde deve ser tratada com prioridade pelos gestores e funcionários, mas aliado a isso é imprescindível planejar ações para reduzir os danos empresariais e maximizar as chances de sobrevivência após a crise.
E nós, estamos aqui para ajudar você, a passar por esse obstáculo. Por isso, elaboramos 4 dicas para ajudar a superar esse cenário de extrema incerteza.
Grandes transformações. Esse, sem dúvidas, é um dos termos mais usados durante essa crise. Isso, porque é eminente que com as medidas de combate ao coronavírus, os modelos de negócios terão que se adaptar a uma nova realidade. Ou seja, os profissionais deverão receber capacitação para que possam reagir satisfatoriamente ao novo. Novas possibilidades existem, mas para que possam ser usadas da melhor maneira, devem ser fomentadas da maneira mais assertiva possível.
Fato é que tudo isso é um momento, vai passar. Então, executar esse primeiro passo é ter a certeza de que no futuro você será um profissional capacitado para sobressair. Construir uma narrativa prática e usual neste momento poderá ser o seu grande diferencial no mercado pós-crise.
O Home Office já é a realidade de muitas empresas e profissionais. O que para uns foi tirado de letra, para outros o processo para trabalhar de casa foi um pouco mais difícil. Independentemente da situação, é inegável que a ação de executar as atividades profissionais do âmbito domiciliar foi necessária pelo simples fato de reduzir consideravelmente o contato social entre as pessoas, colaborando assim para as medidas de enfrentamento da COVID-19. Mas essa medida não colabora só com a saúde, mas também com a redução de custos e ajuda na produtividade dos profissionais nesse período. Afinal, agora não é hora de parar. Ou seja, se puder, incentive o trabalho remoto, mas não se esqueça de oferecer as condições ideais de trabalho, viu?
Parece óbvio, não é mesmo? Mas é importantíssimo se planejar para qualquer que seja o intuito. As imprevisibilidades existem, mas para saber lidar com elas, você precisa ter um planejamento estratégico para ir à contramão de crises no geral.
Como você já sabe, alguns dos nossos serviços foram adaptados para melhor atender nossos clientes durante a pandemia, como a renovação e emissão de certificados de forma totalmente online. Além de oferecer um site completamente intuitivo, onde os acessos às informações de todos os nossos canais de comunicação estão reunidos de forma bem clara e visual.
Gostou do artigo? Fique ligado para não perder nada! Ah, tem também a nossa Newsletter, e os conteúdos exclusivos das redes sociais. Venha fazer parte da rede Link e ficar por dentro de tudo sobre o universo da Certificação Digital, Inovação, Consultoria e muito mais!
Até o próximo post 😉