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O crescimento do setor fortalece a necessidade de um outro diálogo, a concorrência. Devido a esse cenário, pode haver saturamento do Franchising?
O atual contexto em que se insere a economia global requer planejamento e desenvolvimento de ações para estabelecer estratégias que vão definir o futuro da esfera financeira. Situação essa que é vivenciada devido a pandemia do coronavírus. Os países estão se movendo para o enfrentamento de um quadro econômico ainda mais complexo à frente, estreitando um pouco os laços e tratando especificamente a situação à nível brasileiro, uma área tem chamado a atenção nesse momento, o Franchising, ou mercado de franquias. Seria essa uma das formas de driblar os problemas de ordem econômica, levando em consideração que é um modelo de negócio desburocratizado com relação ao processo de abertura de empresas?
De acordo com dados da Associação Brasileira de Franchising (ABF), o faturamento de 2019 cresceu 6,8% em relação ao ano anterior. A pesquisa indica que o “Setor demonstra consistência e estabilidade mesmo diante de crescimento econômico moderado”. Os números reproduzem as constatações proeminentes realizadas em anos anteriores.
Para Douglas Andrade, gerente de franquias de uma empresa, o franchising desperta muita a atenção pela facilidade e praticidade. “Imagine abrir o próprio negócio sem precisar se preocupar com todo o processo de construção. Ter o nome, a marca e os principais processos burocráticos já estabelecidos, além de suporte especializado e diversas outras vantagens. Basicamente, é isso que mais chama atenção para este meio”, pontua.
Com o aumento do interesse pelo mercado, é inquestionável a concorrência na categoria. Porém, existe espaço para a atuação de muitos ramos, o que torna a saturação desse nicho mais dificultosa. As franquias tornam se interessantes justamente pela possibilidade de levar qualquer serviço à lugares alternativos que não se restringem somente aos grandes centros.
Antes de investir em um negócio, faça pesquisas com relação as dores do mercado, público-alvo, o que as pessoas que figuram nos grupos de interesses consomem e como consomem. Analise da concorrência também é primordial. Hoje em dia, no mercado se encontram empresas especializadas para as mais diversificadas atuações. Ou seja, tem muito em que se espelhar, entender o que não dá certo, e se destacar na área escolhida, para não ser só mais um dentre uma porção de possibilidades.
Fugir dos grandes centros é uma boa saída. Pois nesses locais, já há uma ampla concorrência, para quem deseja iniciar nesse meio, com toda certeza não será interessante. Expanda os olhares para as cidades metropolitanas, que por muitas vezes, dispõem de moradores que precisam se locomover para as capitais em busca de produtos e serviços que as mesmas não oferecem.
Até o próximo post 😉