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4 Dicas para você aumentar sua presença online na blackfriday

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Executivos da empresa dão dicas para empreendedores que querem “bombar” as vendas durante o dia de promoções

Falta menos de dois meses para a Black Friday 2018, que este ano acontece no dia 23 de novembro. Considerado a terceira data mais importante do varejo, perdendo somente para o Natal e o Dia das Mães, a tradicional efeméride de promoções vem ganhando cada vez mais força no mercado brasileiro.

Segundo dados do Ebit, a edição de 2017 gerou R$ 2,1 bilhões em vendas pela internet, número quase 11% maior do que em 2016. Neste ano, a expectativa é que esse número aumente ainda mais no e-commerce brasileiro.

Para isso, executivos do Google indicam algumas práticas para aumentar a performance durante a data. Na visão de Flávia Verginelli, diretora de produtos e soluções do Google para a América Latina, e Rodrigo Rodrigues, diretor de Google Marketing Solutions para o Brasil, a Black Friday está consolidada no país.

“Se antigamente a data se restringia aos eletroeletrônicos, hoje já se tornou uma alternativa importante para todas as categorias”, diz Flávia. Para os executivos, a vantagem do ambiente online é que não há tamanha diferenciação entre pequenas e grandes empresas. “Existe uma oportunidade muito grande para o empreendedor ganhar novos clientes”, afirma a diretora.

Chamar a atenção desse público, entretanto, não é uma missão simples: é preciso oferecer uma boa experiência. E, para isso, o empreendedor deve se preparar. “O consumidor está buscando confiança. A empresa que entregar uma boa experiência vai conquistá-la.”

Abaixo, confira dicas dos executivos:

Foco no mobile

Os executivos do Google acreditam que as vendas na internet serão ainda mais altas que a de 2017. Muitas delas, feitas por meio de aparelhos celulares. Por isso, indicam que o empreendedor se prepare estruturalmente para o período: investindo em uma experiência positiva. Um dos principais indicadores dessa questão é o tempo de carregamento de um site nos smartphones. Segundo Rodrigues, o ideal é que seja em torno de três segundos – no Brasil, a média é de 15. “Quem carrega mais rápido sai na frente.”

Presença online

Outro questão importante é a da presença online. Para os executivos, empresas devem aparecer na busca dos consumidores. “Esse é o momento no qual as pessoas estão mais pesquisando. Os consumidores podem ser fidelizados durante o período”, afirma Flávio. Na sua visão, a Black Friday é a oportunidade para pequenos negócios aumentarem suas bases de clientes.

Participe da Black Friday

“Se você é dono de uma empresa, é fundamental que abrace o mundo digital”, diz Flávia. Para o Google, negócios devem aderir à Black Friday. “A pequena empresa precisa estar disponível em todos os canais de venda possível”, diz Flávia. Isso pode gerar uma boa base pós-evento, aumentando a aderência da empresa com clientes que dificilmente um negócio teria acesso, dizem os executivos.

Pós-compra

A Black Friday não termina na última sexta-feira de novembro. Muito pelo contrário, é ali que começam as oportunidades do empreendedor. Para os executivos do Google, o pós-compra é um dos trabalhos mais importantes do dia de promoções. “As empresas que entregaram um bom serviço serão amadas. É assim que se fideliza um negócio”, afirma Flávia

Fonte: Revista Pequenas Empresas Grandes Negócios

Fonte da Imagem: Designed by Freepik

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