Publicado em
Atualmente, a certificação digital é indispensável para diversas empresas e também para profissionais liberais. As entregas para o fisco exigem a sua utilização; empresas estão utilizando-o como ferramenta de segurança, sendo ele uma chave para entrar em determinados sistemas; e outros começam a realizar a assinatura de documentos eletrônicos com ele, diminuindo a burocracia.
Por isso, ninguém quer ter o certificado perdido ou bloqueado. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas de utilização:
1 – Anote e guarde suas senhas
Sempre que você vai fazer o certificado digital, é necessário criar uma série de senhas. Em caso de certificado A1, você precisa apenas da senha de instalação. Já o certificado do tipo A3, além da senha de instalação (que também é a senha de revogação, caso um dia necessite), você tem as senhas PIN e PUK.
Essas informações devem ser anotadas e guardadas. Caso você não se lembre, ou tenha perdido a senha do certificado A1, não será possível realizar a sua instalação, mesmo com a ajuda do suporte da certificadora, já que ela não tem acesso a essa senha.
No caso do certificado digital A3, a senha PIN é utilizada sempre que o certificado é requerido. Se ela for bloqueada por múltiplos erros, você deverá utilizar a PUK. Desse modo, para garantir que o certificado não seja bloqueado, é importante ter essas senhas em mãos se ocorrer alguma de emergência.
2 – Não utilize sempre a mesma mídia quando for renovar o certificado
O certificado digital foi instituído em 2001. Por isso, muitas pessoas tem o certificado há bastante tempo. Como ele é utilizado quase diariamente, é importante trocar a mídia em que está armazenado. Com o tempo de uso, tokens e cartões criptográficos vão perdendo a sua vida útil, e isso faz com que sejam mais suscetíveis a queimarem ou serem corrompidos. Caso isso aconteça, será necessário emitir um novo certificado. Dessa forma, é aconselhável trocar a mídia depois de uma ou duas renovações.
3 – Faça o back-up dos certificados A1
Quando você instala o certificado digital A1 em sua máquina, você tem a possibilidade de fazer uma cópia e salvá-la em um pen drive, ou mesmo no e-mail. É muito importante fazer esse procedimento, pois caso o seu computador sofra algum dano e/ou seja necessário formatá-lo, você poderá utilizar a cópia normalmente. Como não é possível realizar o download do certificado A1 mais de uma vez, a cópia de segurança pode salvar você em uma situação de emergência.
Fonte da Imagem: Projetada pelo Freepik