Blog

Últimas Postagens

#Consultoria

Conheça 5 técnicas para se tornar mais criativo

Publicado em



Destravar a mente para novas percepções e conceitos, muitas das vezes, depende de uma série de fatores que podem ser estimulados com algumas técnicas. É certo que não é todo dia que acordamos cheios de ideias, e as autocríticas começam aí, nos fazendo questionar a capacidade de propor o novo, não é mesmo? Fica por aqui, e conheça 5 técnicas para mudar esse cenário de vez! Confira!

1- Mapa mental

Novas ideias não surgem do nada, é bem verdade. Nesse contexto, busque interpretar mais. Crie camadas e ramificações como se estivesse estruturando algo. As diversas percepções quando agrupadas podem te dar uma nova leitura sobre determinado assunto, que provavelmente você jamais teria se tivesse se agarrado a somente um caminho. Destes exercícios costumam surgir grandes conceitos. Então exercite sua mente.

2- Mood Board

Já ouviu falar nesse termo? Ele também é conhecido como Concept Board, essa técnica é mais visual. Aqui, você pode criar um mural com várias imagens, fotografias ou colagens que se correlacionem com a ideia a qual você quer fomentar, caso queira, poderá optar por folhas A4 para a impressão desse material, o importante aqui é que você tenha um bom ângulo que permita ter diferentes percepções com o copilado de referências visuais. É uma ótima atividade para destravar a criatividade e promover um verdadeiro brainstorming na sua mente. Nessas horas é importante ter algo para anotar esses insights. Te ajudarão e muito a elaborar bons projetos.

3- Matriz CSD

Você tem uma equipe grande? Se sim, é normal que haja muitas visões diferentes. Com a Matriz CSD, você consegue centralizar todas essas informações.

Hora de juntar à equipe. Folha e caneta na mão? Então, bora escrever tudo o que essa galera pensa a respeito da ideia que querem discutir.

Faça uma coluna contendo 3 disposições. A primeira nomeie como certezas, aqui ficarão todas as percepções que o grupo teve e que obtiveram um consenso. Nomeie a segunda coluna de suposições, onde ficará todas as divergências de opiniões.  Em uma terceira coluna separe as dúvidas, que são todas aquelas informações desconhecidas que também podem te ajudar.

Dica link:  Falamos da caneta e uma folha, mas aqui também é bem-vindo o uso de post-its ou até mesmo o trello, caso você seja mais digital (como nós), se trata de uma forma gratuita e bem intuitiva.

4- Brainstorming

Com toda certeza, se você participou da concepção de novo projeto, já ouviu essa palavra.

Como o nome diz, se trata de uma chuva de ideias, onde geralmente um grupo se une para a discussão de novos fluxos de embasamento.

É importante anotar tudo o que for dito, mesmo que para você não faça sentido, pois, ao final, será feita uma filtragem de tudo aquilo que tem conexão com o assunto discutido. É uma verdadeira fonte de estimulo para a criatividade por meio da oportunidade de avaliar o que é aparentemente desconhecido para a nossa mente.

5- Referências

Sabe todas essas técnicas acima? Elas não fazem sentido algum, caso você não tenha repertório. Estamos falando de conteúdo plural e que deve ser consumido a todo instante. De alimento para a sua mente para que ela consiga trilhar conhecimentos ágeis, eficientes e enriquecedores.

Gostou do artigo? Fique ligado por aqui para não perder conteúdos como esse.

Ah, tem também a nossa Newsletter, e os conteúdos exclusivos das redes sociais.

Venha fazer parte da rede Link e ficar por dentro de tudo sobre o universo da Certificação Digital, Inovação, Consultoria e muito mais!

Até o próximo post 😉

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Ok
Open chat