Publicado em
Planejamento é tudo, não é mesmo? Não importa o que irá fazer, pensar de forma estratégica é essencial. Na hora de pensar na disposição adequada do seu escritório, tenha em mente que isso vai além do que uma configuração de espaço. É o momento de fazer esse lugar trabalhar para você e não o contrário. Pensando nisso, separamos algumas dicas para tornar o seu dia-a-dia profissional mais funcional e eficiente.
Se não, você precisa saber como funciona. É, sem dúvidas, o primeiro passo para compreender um pouco mais sobre como uma estrutura organizada pode afetar diretamente o desempenho do seu escritório. O termo deriva da palavra inglesa layout, que significa plano, design, esquema e algumas outras variações nesse sentido. Para ficar mais claro, layout se trata de um esboço elaborado previamente para mentorar o processo de realização de algum projeto. É por meio dele que será possível dar vida a alguma ideia. A layoutização é isso, a única diferença é que ela se torna real a partir de uma base já preestabelecida. Esse artifício elevará os ganhos em produtividade, ambiência e reforço da sua marca perante ao público de interesse. Ficou curioso para saber como esse mecanismo pode ajudar de maneira proveitosa e facilitadora a sua rotina? Então, aí vão algumas dicas.
A distribuição correta da mobília não minimizará somente os problemas de circulação. Às vezes, um armário fora do local adequado impede uma boa iluminação, ventilação e vários outros incômodos. Isso comprometerá a execução das tarefas. Como melhorar? Comece retirando da sala os móveis que não são usados, por exemplo. Aqueles que ficarem terão de ser de extrema relevância para o perfeito funcionamento das atividades. Feito isso, agora é hora de pensar de forma estratégica a área ocupada por cada um dos objetos. Nessa hora, vale a pena refletir sobre a otimização, disposição assertiva e bem-estar. Claro, tudo isso considerando o tamanho do local.
O Open Space é familiar? Bom, se trata de uma inovação estrutural de espaços. A tecnologia avança a passos largos e é importante entender os novos conceitos empresariais que essa perspectiva agrega no fazer e na mentalidade com relação ao mundo dos negócios. Hoje em dia, muito tem se observado ambientes com designs arrojados, que mesclam bom gosto e efetividade. Nas salas Open Space, não são usadas divisórias entre os espaços, ou seja, todo mundo trabalha de maneira conjunta, reforçando a importância do espírito em equipe e tornando dinâmica a comunicação entre os membros do grupo. Tudo isso, com muito estilo.
Cada profissional compreende o que é imprescindível para a sua rotina e isso deve ser refletido para direcionar a organização. Imaginar o que cada ambiente necessita para o seu pleno funcionamento é a bola da vez. Pense em um escritório com duas divisões, em que só uma é ocupada, duas pessoas trabalham nesse espaço e, ao todo, possui sete cadeiras. Se só duas delas serão usadas, você pode disponibilizar as outras cinco em uma sala de espera. Criando assim, outra experiência para os seus clientes.
Afinal, esse lugar acaba sendo a segunda casa. E, com toda certeza, o local que passará mais tempo. Credibilidade, confiabilidade e transparência, sua sala diz mais sobre os serviços prestados do que imagina, então, não se esqueça dessas três palavras na hora de colocar em prática os passos.
Agora que você já sabe como o seu escritório pode, literalmente, trabalhar a seu favor, que tal colocar em prática essas dicas? 😉
Não se esqueça de nos seguir nas nossas redes sociais para não perder nenhum conteúdo. Ah, e assine a nossa newsletter para receber nossos conteúdos diretamente no seu email.
Até o próximo post 😉
Imagem: Certificate vector created by vectorpocket – www.freepik.com