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Como gerar Leads com as redes sociais em 5 passos

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Você já tentou gerar Leads usando as redes sociais? Confira em 5 passos como você pode fazer isso para alavancar seu negócio!

Com cerca de 15 anos de história, as principais redes sociais evoluíram muito. Mais do que apenas um meio de se fazer amigos, elas se transformaram em um meio de se fazer negócios.

São inúmeras as possibilidades de usá-las para se gerar Leads e muitas delas dependerão exclusivamente das personas que você deseja “atingir”. Para ficar mais fácil de entender, vamos abordar o processo em alguns passos.

Passo 1 – Defina as personas que fazem mais sentido para o seu negócio

A definição da persona é importante por vários motivos, sendo um dos principais a redução do custo por Lead qualificado. A ideia por trás desse conceito é bem simples: muitas pessoas não possuem o poder de tomada de decisão para adquirir o seu produto ou não se encaixam no seu público-alvo.

Por isso, é muito importante focar nos Leads que possuem o fit ideal e saber dizer não. Com isso, seu esforço com certeza será muito mais frutífero e você colherá bons resultados no longo prazo.

Passo 2 – Descubra as redes sociais certas para as suas personas

Com as personas definidas, ficará um pouco mais claro onde encontrar o seu público. Exemplificando: imagine que a sua persona seja um Gerente de Projetos do segmento de TI, e a empresa com o melhor fit normalmente possua de 50 a 100 funcionários.

Pensando nessa persona, em quais redes sociais você a encontrará? Uma delas, por exemplo, poderia ser o LinkedIn. Para ilustrar, fazendo uma breve pesquisa nessa rede social, encontramos grupos com quase 20 mil “Gerentes de projetos de TI”.

Passo 3 – Explore as diversas possibilidades que as redes sociais oferecem

Definido onde você focará seus esforços, é importante entender como gerar Leads com as rede sociais. Cada uma delas tem suas particularidades:

Facebook: Olhando sem o devido cuidado, a rede social pode parecer interessante apenas para empresas B2C. Entretanto, o Facebook pode ser uma fonte valiosíssima de geração de Leads por dois grandes motivos:

  • Quase todo mundo está lá;
  • Ele permite segmentações poderosas.

Para ilustrar, seguem 3 formas de utilizar o Facebook para a geração de Leads:

Grupos no Facebook

Gerar conteúdo para os grupos do Facebook possui diversas vantagens, entre elas:

  • É uma fonte gratuita;
  • Ela pode ser extremamente segmentada, inclusive demograficamente;
  • É fácil manter a cadência do seu planejamento de conteúdo.

Dica: crie um conteúdo relevante e explore-o bem em suas chamadas. Hoje, não se tem mais espaço para conteúdos ruins, e a decisão do leitor sobre a qualidade do seu post pode se resumir em uma rápida passagem de olhos sobre a imagem e o seu CTA. Para ser simplista: faça o usuário clicar.

Facebook Ads/Remarketing

O Facebook Ads é sem dúvidas um dos canais mais poderosos para se encontrar o seu público-alvo. Ele pode ser utilizado tanto para B2C, quanto para B2B.

É muito importante que a sua oferta no Facebook Ads seja específica e não genérica, assim você não dispersa seu tráfego e direciona ele para um único fim. Da mesma forma que é muito importante você criar um anúncio no Google Ads específico para uma Landing Page, no Facebook Ads essa precisão é valiosa.

O Facebook Ads, por si só, já é muito bom, mas é possível ir ainda mais longe com a possibilidade de se fazer remarketing. Para usá-lo, você precisará instalar um pixel de conversão em seu site. Após instalado, você poderá fazer o anúncio baseado nas páginas em que o seu visitante já passou. Um exemplo para B2C: para visitantes que adicionaram itens em seu carrinho, mas abandonaram a compra, ofereça um desconto de 10% para eles retornarem e finalizá-la.

Postagem na sua Fan Page do Facebook

Clássico, mas que funciona. É o canal em que você pode falar de forma mais próxima do seu público, já que ele optou por curtir você. Com as postagens em sua Fan Page, você pode direcionar o seu tráfego para páginas de conteúdo (Blog), para Landing Pages e para ofertas específicas.

Uma dica é explorar as segmentações que o Facebook permite. Não basta criar um post genérico, lembre-se da importância de se ter uma comunicação exclusiva para cada persona.

Outra dica importante é caprichar também no horário da publicação e na quantidade de vezes que você publicará por dia. Além de, claro, manter sempre uma cadência de postagens.

LinkedIn

A maior rede social profissional do planeta não poderia ficar de fora dessa lista, não é mesmo? O Linkedin está crescendo muito em nosso país.

Você pode tanto ter um perfil pessoal e gerar conteúdo na rede, se tornando referência no assunto que você fala, quanto ter uma company page voltada exclusivamente para a sua empresa.

Geração de conteúdo na plataforma de publicação do Linkedin:

A geração de conteúdo no Linkedin tem cada vez mais adeptos e sua principal vantagem é a qualificação do público que se encontra na rede. Importante, antes de mais nada, é ter um número bom de conexões e de seguidores. Cultive-os, torne-se referência para eles e nutra-os.

Por mais que o conteúdo seja criado no Linkedin, isso não impede que você o divulgue entre outras redes e outros canais, como por email, por exemplo.

Abuse das possibilidades. Lembre-se também de divulgar seu Blog e site no final do conteúdo publicado. É bom sempre aproveitar a oportunidade.

Linkedin Ads

Alguns usuários do LinkedIn não estão em outras mídias sociais. Para os anunciantes, essa é uma grande oportunidade de aproveitar essa mídia social de negócios para encontrar um público não explorado.

Você pode criar anúncios B2B segmentados para extrair mais resultados, além de usar novidades que o LinkedIn está lançando, como o Lookalike.

Grupos no Linkedin

Outra possibilidade muito bacana são os Grupos do Linkedin. Funciona de forma muito parecida com os Grupos do Facebook. A diferença é que o Linkedin é exclusivamente voltado para a área profissional, o que garante uma maior precisão na segmentação.

Tenha como objetivo se tornar referência no conteúdo que você fala. Da mesma forma que comentamos sobre os Grupos do Facebook, não há espaço para conteúdo inútil. Os leitores precisam enxergar grande valor no conteúdo publicado.

Instagram

O Instagram, desde a sua concepção, não é muito “link friendly”. A maioria das empresas tem como única opção o famoso link na bio. É preciso alcançar um número relevante de seguidores para ativar os links nos Stories por exemplo. Quando essas funções são ativadas, porém, ele pode ser uma interessante máquina de geração de Leads.

Instagram Ads

As limitações orgânicas do Instagram desaparecem na hora de fazer anúncios. Qualquer perfil de empresa pode impulsionar posts, Stories e criar ads para diferentes segmentações. Mais uma vez, é interessante mandar os seguidores diretamente para Landing Pages.

Twitter

O Twitter também é uma boa forma de se falar de forma direta com o seu público. A vantagem é que você pode aproveitar o conteúdo que você já gerou em seu blog para divulgá-lo na rede e, com isso, atrair um tráfego extra para o seu site.

Twitter Ads

Além das postagens orgânicas, você também pode promover sua página no Twitter para conquistar mais seguidores e fazer anúncios com foco em trazer tráfego para o seu site.

Além disso, o Twitter também possui uma campanha voltada especialmente para a geração de Leads e você só paga por Lead gerado.

Passo 4 – Gere conteúdo rico para as suas personas

Uma ideia que já poderia refletir em bons resultados seria gerar um conteúdo rico para nutrir essas personas.

Se você trabalha com certificações para gestores de projeto in company, por exemplo, um dos desafios constantes desses profissionais é como “implantar na cultura da empresa a importância de se gerir projetos”. Isso já daria um excelente eBook. Veja algumas ideias de como se gerar conteúdo aqui e inspire-se.

Existem diversas maneiras de se gerar conteúdos e outro ponto importante de pensarmos é: para quem estou mandando esse conteúdo?

Um Lead que está na fase de reconhecimento do problema ainda não está preparado para a compra, da mesma forma que, para um Lead que está na fase da “Decisão de compra”, abordar questões de Topo de Funil não faz muito sentido. Por isso é fundamental saber nutrir seus Leads de acordo com o seu estágio do funil.

Passo 5 – Transforme seus visitantes em Leads

Depois de todo aquele trabalho de criar as personas ideais, verificar quais redes sociais funcionam para o seu negócio, planejar, criar e revisar o conteúdo, é fundamental que seus visitantes convertam, não é mesmo? Assim, todo aquele seu trabalho não será em vão.

Algo que se vê muito em Landing Pages hoje em dia é a possibilidade de um Lead converter por meio do seu perfil nas redes sociais.

O visitante não precisa preencher os campos do formulário da Landing Page. No momento do clique em “Preencher com o Facebook”, por exemplo, e “Autorizar a rede”, as informações virão preenchidas automaticamente.

Outro ponto importante é que o visitante já preencheu isso antes nas redes sociais, não havendo a necessidade de preencher novamente em outras Landing Pages.

Por fim, outra bela vantagem é a possibilidade de se qualificar Leads no momento em que ele se cadastra, mesmo sendo uma conversão de Topo de Funil. Isso acontece porque algumas redes sociais, como o Linkedin, já informam no momento da conversão informações como: cargo, segmento da empresa, nome da empresa e diversas outras informações mais básicas como nome e email.

Se você usar uma ferramenta de qualificação de Leads já poderá identificar que o Lead pode ser encaminhado para estágios mais avançados da Jornada de Compra, e reduzir o ciclo de vendas. Ótimo, não?

Uma dica final de como gerar Leads com as redes sociais

Vimos que as possibilidades de como gerar Leads com as redes sociais são múltiplas! Tudo depende do seu planejamento e do que faz mais sentido para você.

A principal dica que trazemos é que você precisa ser relevante, antes de mais nada. Crie conteúdos que ensinam em vez de tentar levar o seu visitante para uma página sobre o seu produto. Pense nas personas com carinho e faça um conteúdo especial para cada uma delas.

Fonte: Resultados Digitais

Fonte da Imagem: Freepik

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