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Se você é gestor de pessoas, deve saber o poder que há em todas as ações praticadas. Assim como as boas práticas de Gestão de Pessoas são poderosas, a metologia aplicada no coaching pode auxiliar o desenvolvimento profissional individual com foco em melhor performance e por consequência melhorar os resultados da empresa.
A coach Isabel Holanda é formada nas duas áreas, RH e Coach, e afirma que quando aplicados juntos, o coaching e a gestão de pessoas têm o poder de acelerar e otimizar os resultados individuais e grupais com foco em propiciar a esses colaboradores experiências que o ajudarão a entender e realizar metas.
Ela nos convida a acompanhar esse artigo até o final e não só isso, a aplica-lo com sua equipe. Você poderá dizer depois se o resultado será surpreendente.
Coaching, o que é e como usar?
Isabel Holanda relata que sempre escuta quando ministra alguma palestra sobre o assunto é, qualquer pessoa pode ser coach? A resposta é simples, sim! Qualquer pessoa pode ser, desde que tenha feito a formação para que aprenda os processos de coaching. O nome vem do termo em inglês que quer dizer, na tradução literal da palavra, treinador.
Embora o termo tenha se tornado mais conhecido há poucos anos, a história do coaching tem um pouco mais de tempo do que o que achávamos, na idade média, essa palavra começou a ser utilizada para descrever os cocheiros, que eram responsáveis em conduzir as carruagens (coche) até seu local de destino.
Conceito coaching
Já o conceito de coaching mais próximo do que conhecemos surgiu por volta de 1830 na universidade de Oxford para definir um tutor particular, alguém que tinha como objetivo auxiliar o aluno na preparação para o exame de uma determinada matéria.
Atualmente utilizamos esse conceito quando um profissional, denominado coach, ajuda ao coachees, por meio de perguntas poderosas, a atingir suas metas. Os objetivos dos clientes atendidos nas sessões de coaching podem ser dos mais diversos, pois quem define a meta que quer ser trabalhada é o coachee.
O coaching tem por finalidade geral levar o coachee de um estado atual insatisfatório para o seu estado desejado por meio de sessão, geralmente 10, nas quais o coach aplica determinadas ferramentas de coaching.
Gestão de pessoas, a visão geral da área
A definição desse termo se refere ao fato de utilizarmos formas que viabilizem a administração de recursos humanos, através de um conjunto de habilidades e métodos, técnicas e práticas definidas com os critérios necessários, sempre com o objetivo de valorizar o capital humano e gerir com habilidade os comportamentos internos e alocar competência adequadas às funções necessárias.
O processo de gestão de pessoas vai além da seleção de pessoas ou de qualquer outro subsistema de RH.
A gestão de pessoas envolve expectativas, estratégias, engajamento com o mesmo objetivo, propiciar aos colaboradores das organizações o desenvolvimento contínuo e o orgulho de pertencer, de enxergar valor no trabalho que desempenham.
Coaching e gestão de pessoas
Podemos utilizar o processo de coaching na gestão de pessoas de duas maneiras:
De qualquer maneira, o coaching ajuda a melhorar a relação dos colaboradores com a empresa para a qual trabalham de diversas formas, como, por exemplo, com o aumento da motivação pessoal e o hábito do trabalho com metas.
O Coaching ajuda no engajamento
Com a aplicação das técnicas de coaching, os colaboradores poderão reaprender a buscar em si mesmo as suas motivações para melhorar o seu desempenho e se desenvolver de forma a crescer junto com a organização.
Além disso, os colaboradores, auxiliados por um coach, aumentarão o seu autoconhecimento, de forma a compreender melhor quais são os seus pontos fortes, que devem ser otimizados no dia a dia de trabalho e também quais são os seus pontos fracos, que devem ser minimizados.
Alinhar as expectativas com a cultura da empresa
Sabe outro ponto importante que acontece com a utilização do coaching? Como os colaboradores que participam serão trabalhados para o seu auto desenvolvimento, existirá um aumento do alinhamento das expectativas individuais com a cultura organizacional da empresa.
Esse alinhamento faz toda a diferença em algo que pouco vemos acontecer. Se fizermos um teste ou observarmos, em grande parte das empresas vemos uma divisão intersetorial e cada um fazendo o seu trabalho sem o entendimento dos impactos. Alinhar coaching com gestão de pessoas trará uma maior sintonia com a missão, visão e valores da empresa.
É importante ressaltar, também, que funcionários que são auxiliados por metodologias de coaching tendem a melhorar muito o seu relacionamento interpessoal.
À medida que os colaboradores passam por sessões ou por aplicações de coaching pelos seus líderes, eles aumentam o seu poder de empatia, de compreensão e de tolerância em relação aos erros e limitações dos seus colegas de trabalho.
Utilizando perguntas poderosas
O Coaching tem como princípio fundamental de que cada um é especialista nele mesmo e todos têm as respostas e soluções para os próprios problemas dentro de si mesmos.
O papel do coach é fazer com que esse coachee tenha insights e consiga acessar as respostas dentro de si mesmo. Então, saber perguntar é fundamental para que o líder extraia o melhor de sua equipe. E isso pode ser experimentado no processo de coaching.
Utilizar as perguntas certas tem o objetivo de “colocar” o liderado na posição de protagonista, fazendo-o assumir a responsabilidade e as consequências de suas decisões e escolhas.
Como essa abordagem ajuda?
Quais são as perguntas poderosas?
Coaching é fundamental
O coaching não é só um modismo que esta sendo banalizado, trata-se de um recurso poderoso e impactante que auxiliará na gestão de pessoas e desenvolvimento de competências. As pessoas passam a ter outra postura frente aos desafios e a equipe, além de compreender seu papel dentro do que precisa ser feito.
Fonte: Fortes Tecnologia
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