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Que o uso do certificado digital se intensificou durante a pandemia é notório. As medidas de isolamento e distanciamento social para enfrentamento ao coronavírus, fizeram com que pessoas do mundo inteiro reorganizassem suas rotinas em seus lares. Com esse cenário, todas as mídias on-line contribuíram e muito para que se pudesse continuar os processos produtivos da cadeia profissional sem se colocar em risco. Durante os últimos meses, foi possível notar avanços na certificação digital que reforçaram a segurança e compromisso da tecnologia em simplificar a vida das pessoas.
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Como o número de pessoas usando o certificado digital aumentou, é de extrema importância ressaltar pontos que facilitem a experiência do cliente para um melhor aproveitamento da plataforma. Por isso, neste artigo trouxemos algumas dúvidas e esclarecimentos sobre a usabilidade do certificado digital. Confira!
Com ele é possível fazer transações e operações financeiras, iniciativas eletrônicas de governo, assinar documentos eletrônicos, ter a CNH digital mais rapidamente, acessar processos eletrônicos, entre outras funções. Todo certificado possui os dados do titular, sendo gerado e assinado pela Autoridade Certificadora, que segue as regras estabelecidas pelo Comitê Gestor da ICP-Brasil, associando a pessoa a um par de chaves criptográficas. Com o certificado digital, você tem validade jurídica em todas as ações que utilizá-lo.
Somente o titular do certificado pode utilizá-lo. Ele é intransferível e tudo o que for feito com ele é de responsabilidade do titular. Se for necessário, você pode autorizar outras pessoas a falarem por você em meio eletrônico por meio de procuração eletrônica.
A1
O certificado digital A1 é baixado na forma de arquivo, possuindo extensão .PFX ou .P12. Ele é instalado diretamente na máquina do usuário e é possível fazer backup em pendrive. Possui validade de 12
A3
O certificado digital A3 precisa ser armazenado em token ou em cartão (smartcard). No caso do uso de cartão, é necessária uma leitora com entrada USB para conectá-lo a máquina. Pode ser utilizado em qualquer computador, desde que tenha o software de utilização instalado. Possui validade de 1, 2 ou 3 anos.
e-CPF
O certificado digital e-CPF é a versão eletrônica do CPF, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas físicas.
e-CNPJ
O certificado digital e-CNPJ é a versão eletrônica do CNPJ, que garante a autenticidade e a integridade nas transações eletrônicas de pessoas jurídicas (empresas, corporações, instituições, entre outros).
A senha PIN é a senha que dá acesso ao certificado. Sempre que você for utilizá-lo, você deverá digitá-la.
A senha PUK é a senha de desbloqueio da mídia. Caso erre a senha PIN 3 vezes, você poderá desbloqueá-la utilizando a senha PUK. Se errar por 3 vezes a senha PUK, a mídia será bloqueada e o certificado digital perdido.
Você deverá acessar o programa Administração de Token. Cliquem em seu certificado com o botão direito do mouse. Em seguida, clique em “Desbloquear PIN”. Digite a senha PUK e depois uma nova PIN. Repita a senha PIN e clique em OK. Caso não consiga desbloquear numa primeira tentativa, abra um chamado (hiperlink para abertura de chamado).
A senha de instalação do certificado A1 é criada pelo cliente na hora da validação do certificado digital. Ela deve ser anotada no Guia de Senhas que o titular do certificado recebeu no dia da validação.
Não há mais necessidade de incluir o número PIS no certificado digital de pessoa física (e-CPF).
O número de matrícula CAEPF deve ser incluído caso o cliente for acessar a conectividade social. Possui o número CAEPF profissionais autônomos, empregadores domésticos, contadores, propriedade rural, entre outros. Para incluí-lo, você deve apresentar o número do CAEPF ao agente de registro no momento da validação.
O CNO deve ser inclusivo caso haja alguma obra pelo qual o titular do certificado digital é responsável. Assim como o CAEPF, deve ser incluso no certificado de pessoa física (e-CPF).
É importante lembrar essas informações devem ser apresentadas no momento da validação, antes que ocorra a emissão do certificado. Depois de emitido, essas informações não poderão ser adicionadas ao certificado.
Para os certificados de pessoa jurídica (e-CNPJ), não há a necessidade de colocar essas informações.
O Certificado Digital da Link é compatível com o sistema Windows Vista e superiores, seja o modelo A1 ou A3.
Sistemas operacionais MAC também são compatíveis. No caso do certificado A1, só será possível instalar com o uso de backup e só será possível utilizá-lo no navegador Mozilla.
Se o certificado digital A1 não estiver sendo reconhecido, é necessário instalá-lo novamente. Em caso de certificado digital A3, você deve instalar o software de utilização do certificado para que a mídia seja reconhecida e você consiga utilizá-lo.
Em caso de certificado A1, se a máquina foi formatada o certificado foi excluído. Caso você tenha feito o backup em pendrive, você conseguirá reinstalar o certificado digital em sua máquina.
Em caso de certificado A3, você deverá reinstalar o software de utilização para conseguir utilizá-lo.
Revogação é o cancelamento do certificado. Você pode fazer a revogação indo até o ponto de atendimento com um documento de identificação, ou no site da Link, utilizando a senha de Instalação/Identificação (para certificados do tipo A3).
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Até o próximo post 😉
Imagem: Freepik