Publicado em
Qual a primeira palavra que vem a sua mente quando ouve a expressão “questões tributárias”? Complexidade, talvez? Não é novidade que as organizações precisam atrelar a inteligência fiscal e tributária à um conjunto de conformidades, denominado, compliance.
Com tantas especificidades que todo esse cenário de expertise contábil envolve, é possível entender a importância da consultoria de profissionais qualificados nessa área. A assessoria contábil é fundamental para tratar dessas questões, que exigem eficácia e seguridade da informação. O que foi dito até aqui, é de conhecimento de toda e qualquer instituição que preza pela conformidade dos seus processos. Mas, talvez o que não saibam, é como os serviços paralegais diante de toda uma estrutura organizacional de documentos e demais atividades do setor, ajudam a tornar mais objetivo o modus operandi das corporações.
Antes de prosseguirmos, é importante que você saiba o que de fato significa a contabilidade paralegal. Bom, trata-se de um compilado de ações que possibilitam à empresa, o desenvolvimento dos exercícios do dia a dia de forma regular, isso incluí desde o processo de agrupamento de documentos, levantamento das atividades a serem exercidas, como toda a gestão do processo de maneira correta.
É interessante manter a parceria com uma consultoria paralegal, porque existem documentações que somente quem tem propriedade e especialização no assunto pode oferecer soluções compatíveis. E o melhor, com total segurança. Sem contar que ao resolver os trâmites que envolvem as questões paralegais, sobra mais tempo para que os profissionais da sua empresa foquem em outras áreas, agregando mais valor ao seu negócio, com a maximização dos processos.
Confira, abaixo, algum deles:
Os serviços se dividem nas seguintes categorias:
Análise da documentação legal e atualização dos dados cadastrais da sociedade nos órgãos competentes, emissão de relatórios fiscais.
-Específicos de acordo com atividade praticada, como Feam, DNPM, Polícia Federal, e Ministério do Trabalho.
-Perante os cadastros de contribuintes – Juntas Comerciais, Cartórios de Registro Civil de Pessoas Jurídicas, Receitas Federal, Estadual e Municipal, entidades de classe (CRC, OAB, Crea, CRA) e órgãos regulamentadores (Anatel, Embratur, CVM e Anvisa).
Revisão de débitos fiscais, previdenciários; parcelamentos, reparcelamentos e acompanhamento de parcelamentos especiais (Refis, Paes e Paex).
Estar atualizado com as questões legais, além de possuir conhecimento em contabilidade e direito, é uma das habilidades indispensáveis da empresa que prestará os serviços. Existem empresários que optam por confeccionar os documentos burocráticos que figuram a lista dos serviços paralegais, no entanto, por representarem um alto grau de complexidade, se faz necessário o acompanhamento de profissionais especializados para evitar complicações empresariais extremamente sérias advindas da falta de conhecimento. Afinal, os órgãos públicos exigem muitos documentos e obtenção de licenças que podem ser verdadeiros obstáculos para quem não é da área. Sem contar, nos inúmeros benefícios econômicos que a terceirização dos serviços paralegais proporciona, como por exemplo, a redução da folha de pagamento.
Com a sua identidade em meio eletrônico, você garante mais agilidade, praticidade e segurança. É possível assinar documentos digitalmente com validade jurídica. Você também pode acessar serviços eletrônicos da Receita Federal, Justiça, dentre outros.
Confira mais conteúdos como este em nosso blog. Você ainda pode receber esse material exclusivo toda semana diretamente em sua caixa de e-mail, é só assinar a nossa newsletter.
Até o próximo post 😉