Publicado em
Existem mais de 4,3 milhoes de pessoas trabalhando por conta própria hoje no Brasil, de acordo com dados do PME (Pesquisa Mensal do Emprego) de 2016. Dentro desse montante, estão os profissionais liberais. Esses trabalhadores se caracterizam por possuir uma formação técnica ou acadêmica na área que atua. É o caso de dentistas, advogados, médicos, economistas, contadores, arquitetos e engenheiros, por exemplo.
Nem sempre os profissionais liberais costumam não ter vínculo empregatício (pode ser o caso de dois dentistas atenderem em um mesmo consultório, mas nenhum dos dois é o dono ou o patrão). Mesmo que o possuam, todo profissional deve ter em mente que ser o próprio chefe exige uma ótima capacidade de organização, ter iniciativa para resolver os problemas e ter soluções criativas para eles. Não é um caminho fácil, mas há algumas ferramentas que podem facilitar o trabalho desse profissional.
Entre essas ferramentas, temos plataformas online que permitem fazer um fluxo de tarefas, agendas online, nuvens para armazenamento de arquivo que podem ser acessados em qualquer lugar, lembretes e o certificado digital. No caso da última ferramenta, ela é necessária para cumprir várias obrigações perante a Receita Federal, mas poucas pessoas que o certificado digital pode ser utilizado de outras formas, facilitando a vida dos profissionais liberais. Pensando nisso, aqui vão algumas dicas de uso do certificado:
1 – Assinar Documentos
Como o certificado digital é um documento eletrônico, com ele é possível assinar documentos digitalmente, sempre com validade jurídica, sejam eles contratos, laudos, relatórios e até e-mails! Assim você evita fila em cartórios para reconhecimento de firmas e economiza o dinheiro que seria gasto para investir em seu negócio.
2 – Segurança dos dados
Vamos supor que, com o dinheiro economizado em cartórios, um advogado conseguiu expandir seu escritório e com isso ficou difícil gerir e manter a segurança de seus arquivos. Ele pode investir em um sistema que utilize a certificação digital para proteger esses documentos. Por utilizar a criptografia, a certificação digital garante a segurança desses dados, uma vez que só pessoas específicas podem ter acesso a tais arquivos, utilizando os seus respectivos certificados.
3 – Emitir notas fiscais eletrônicas (NF-e)
Imagine um engenheiro que tem vários contratos e precisa emitir nota para seus clientes de forma rápida. O certificado digital ajuda nessa questão já que, com ele, é possível emitir notas fiscais eletrônicas, que inclusive podem ser enviadas por e-mail para os seus clientes, evitando gastos com impressão.
4 – Ecologicamente correto
O certificado digital representa uma enorme contribuição para o meio ambiente na medida em que ocorre o menor uso de papel, pois os contratos, em sua maioria, poderão existir somente no meio digital. Assim, o uso do papel cai drasticamente, evitando que seja produzido mais papeis.
5 – Economia de tempo
A praticidade que o certificado digital promove ocasiona numa enorme economia de tempo. Imagine poder assinar documentos, proteger seus dados, realizar transações, fazer declarações, tudo na velocidade de um clique? Sem dúvida, para quem precisa fazer uma ótima gestão do tempo, o certificado digital é um grande aliado.