Publicado em
Uma procuração é um documento que dá permissão a outra pessoa agir em seu nome, tanto em caso de pessoa física quanto de pessoa jurídica. Para fazer uma procuração, você deve ir a um cartório como documento já redigido. Então, você irá reconhecer a assinatura e registrar o documento, assim o documento terá validade jurídica.
A procuração eletrônica feita no site da RFB tem a mesma validade jurídica que a procuração registrada em cartório. A diferença é que ela é mais barata e mais fácil de ser emitida. Você não precisará ir até um cartório, reconhecer assinatura, dentre outros processos burocráticos.
Com ela, o outorgado poderá utilizar os serviços da Receita Federal representando outra pessoa, principalmente aqueles que exigem o certificado digital (nesse caso, a pessoa que é representante de outra deve utilizar o certificado digital dela mesma).
Para tê-la, você precisa de um certificado digital, pois só assim será possível identificar o outorgante no meio eletrônico, já que o ele é um documento de identificação de pessoas físicas e jurídicas no ambiente virtual.
Para fazer a procuração no site d RFB, você deve seguir os seguintes passos:
Ao assinar com o certificado digital, a procuração eletrônica obedecerá aos princípios de autenticidade e integridade, garantindo que o documento é autêntico e que não sofreu alterações após a sua assinatura; e o não Repúdio e a irretroatividade, que garante que o documento não pode ser assinado com data retroativa à data de assinatura e que o autor não pode negar ter feito ou assinado a procuração.
Assim, temos que a procuração eletrônica é segura, ágil e mais barata. Utilizando o certificado digital, a procuração eletrônica pode ser feita a qualquer hora e qualquer lugar, evitando longas filas em cartórios e gastos com transporte e autenticação de documentos. Para fazer a procuração, basta que o outorgante tenha um certificado digital, um computador e uma conexão com a internet para fazê-la.