Publicado em
O Instituto Nacional de Tecnologia da Informação – ITI homologou dispositivo criptográfico inovador que permite a utilização do certificado digital no padrão A3 diretamente em dispositivos móveis como smartphones e tablets. O produto permite serviços de identificação e autenticidade no modelo da Infraestrutura de Chaves Públicas Brasileira – ICP-Brasil também em computadores desktop mesmo que em ambientes sem conectividade com a internet. A homologação da solução foi publicada no Ato Declaratório Executivo nº 1/2019 no Diário Oficial da União desta quinta-feira, 24 de outubro.
O novo dispositivo consiste em um adesivo composto por um hardware acoplado a um simcard. Após a conexão do slot ao aparelho, a gestão de certificado e assinador digital se dá a partir de um aplicativo, um software. Assim, o dispositivo permite a comunicação integrada, mesmo em ambientes com restrição de conectividade com a internet.
O dispositivo armazena o certificado digital localmente com segurança para uso de acordo com os requisitos de segurança internacionais para módulos criptográficos. A solução permite levar a tecnologia de criptografia para o smartphone independentemente do produto ou aplicação. Como já acontece em São Paulo, Espírito Santo e Distrito Federal, a emissão de atestados médicos digitais pode se tornar uma realidade também no Paraná
Fonte: ITI.
Fonte da Imagem: FreePik.