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Uma das características do ambiente virtual é a troca de informações entre os próprios consumidores. Considerando que isso pode envolver menções às marcas, é imprescindível que elas consigam acompanhar de perto essas conversas.
É disso que estamos falando ao nos concentrarmos no social listening, que pode ser traduzido como “escuta social”.
Devido à relevância das redes sociais, não tenha dúvidas de que investir nessa área pode trazer inúmeras contribuições para o negócio.
Porém, para que isso aconteça, é essencial que a empresa adote as técnicas adequadas para fazer esse monitoramento. Vamos ver neste artigo como isso funciona no e-commerce. Acompanhe!
O que é social listening
Escuta social ou social listening é um processo de monitoramento sobre assuntos que interessam à marca. No caso do e-commerce, é claro que isso envolve as menções diretas ao nome da loja, mas deve ir além disso.
Um trabalho bem feito nessa área precisa ser mais abrangente, contemplando também o uso de determinadas palavras-chave ou termos relacionados ao negócio.
Importante considerar, ainda, a importância das citações relacionadas aos concorrentes, sejam eles diretos ou indiretos.
Atenção: social listening exige pro atividade, ou seja, não basta receber notificações mediante eventuais menções à marca. Estamos falando de criar uma estratégia e de usar as ferramentas adequadas para aproveitar melhor os conteúdos que circulam nas redes sociais.
Qual a relação entre social commerce e social listening
A importância conquistada pelo social listening tem tudo a ver com social commerce, que visa, basicamente, valorizar a integração entre as plataformas de venda na internet e as redes sociais.
No dia a dia do comércio eletrônico, isso significa que os gestores devem saber aproveitar esses canais para promover a venda de seus produtos e também para interagir com o seu público.
Conveniência é um conceito-chave para entender essa história. Se os consumidores trafegam entre diferentes canais na internet, incluindo as redes sociais, as lojas online devem estar disponíveis em todos eles.
É importante ter uma estratégia para cada ambiente e, ao elaborá-la, deve-se levar em conta a necessidade de ouvir o público.
Parece óbvio, porém, muitas empresas se preocupam muito com o que vão dizer nesses canais e deixam de aproveitar a oportunidade para entender melhor o comportamento do cliente.
É justamente nesse aspecto que reside a importância do social listening. Vamos ver no próximo tópico como aplicar esse conceito no e-commerce. Quem trabalha com vendas na internet precisa ser capaz de identificar e aproveitar o conteúdo online.
Como o monitoramento pode ser usado
Para organizar a sua estratégia de escuta social o primeiro passo é indicar os objetivos. Assim como em outras áreas, é importante pensar no uso que será feito das informações.
Para ajudar na elaboração da estratégia, considere que o social listening pode fornecer subsídios para:
Esses são apenas alguns dos objetivos que podem ser indicados no planejamento da sua estratégia de social listening. A decisão sobre o que usar depende das particularidades da sua operação.
Para ter uma estratégia eficiente, contudo, é fundamental usar as ferramentas adequadas. Separamos informações sobre isso. Confira!
Como fazer o monitoramento
Como já citamos, a escuta social deve ser vista como uma ação estratégica. Ou seja, não basta simplesmente configurar as ferramentas para fazer o acompanhamento das menções que interessam.
Antes dessa parte mais prática, defina os objetivos e como pretende empregar as informações capturadas.
Boas práticas
Em termos de boas práticas, fique atento:
Fonte: E-commerce Brasil
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