Blog

Últimas Postagens

#

Mercado se apega ao longo prazo à espera de mais turbulência política

Publicado em



Investidores não desistiram de ver a aprovação da nova Previdência, mas ajustaram suas estratégias para uma tramitação longa e bastante confusão no caminho

A semana levará o índice Ibovespa, nos 95 mil pontos, em direção aos 90 mil ou aos 100 mil pontos? O turbilhão de semana passada, com bruscas variações diárias e alta dose de indefinição política, serviu para gestores e investidores ajustarem seus discursos.

O mercado financeiro brasileiro, que desde o meio de 2018 vem apostando na implementação de reformas liberais para impulsionar o crescimento e valorizar as empresas e a moeda local, levou um balde de água gelada na semana passada com a dificuldade de articulação política do governo Jair Bolsonaro. Os investidores não desistiram de ver a reestruturação do sistema de Previdência Social aprovada no Congresso, mas ajustaram as suas estratégias para contemplar um tempo mais longo de tramitação e bastante confusão no caminho.

“Vai ter muito sacode”, resume Marco Antonio Tulli Siqueira, chefe da mesa de operações da Bovespa da corretora Coinvalores. “A votação deve ficar para o final do trimestre, porém ainda há incerteza sobre os pontos que entrarão e ficarão de fora, definindo o tamanho da economia para os cofres públicos. O brasileiro sabe que aqui as coisas acabam acontecendo, mas é tudo um parto.”

A queda de 3,9% entre o fechamento de segunda-feira, dia 25, e os primeiros minutos de negociação na quarta, dia 28, foi causada, segundo operadores do mercado e gestores, principalmente pela pesada venda de ações de empresas que dependem do mercado doméstico, como as varejistas, e pela saída de estrangeiros que se assustaram com o aumento do risco. Foi esse movimento que fez a moeda americana disparar 2,3% contra o real em pouco mais de um dia.

Fonte: Revista Exame

Fonte da Imagem: Business photo created by rawpixel.com – www.freepik.com

Compartilhe

Este site usa cookies e dados pessoais de acordo com a nossa Política de Cookies e, ao continuar navegando neste site, você declara estar ciente dessas condições.

Ok
Open chat