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Você está andando pela rua, ou pelo supermercado, e se depara com a imagem de um quadrado cheia de quadrados menores dentro. Essa figura é o QR Code. Ela começou a ficar mais popular no Brasil nos últimos anos. Mas o que é e qual a funcionalidade dele?
O QR Code é um novo formato de códigos de barras. Entretanto, ao contrário do tradicional, o QR Code é bidimensional. Ou seja, ele utiliza códigos nos planos horizontal e vertical. Ele pode ser lido utilizando um dispositivo com câmera e acesso a internet.
Primeiramente, o QR Code foi criado por uma empresa japonesa nos anos 90 para catalogar peças de carros na linha de produção. Mas foi só a partir de 2003 que a tecnologia começou a ser utilizada fora desse ambiente. Com o desenvolvimento de novas aplicações, foi possível inserir novas informações no QR Code. Ao mesmo tempo, eles puderam ser lidos por aparelhos celulares com câmera VGA. A partir desse desenvolvimento, ele passou a ser utilizado por revistas, campanhas de marketing, embalagens, entre outros.
Como o QR Code funciona?
Para fazer a leitura do QR Code, é necessário ter um dispositivo com câmera e conexão à internet. Então, utilizando a câmera ou aplicativo específico (celulares mais novos já vem com essa funcionalidade), ocorre a leitura da imagem, que é uma estrutura de códigos.
Cada elemento do QR Code diz respeito à versão, formato e padrão dos dados, além de outras informações necessárias para fazer a leitura do código. Dentre esses elementos, há alguns que permitem que ele seja lido mesmo que danificado, fazendo a correção necessária. Assim, com essa característica, é possível fazer a sua leitura mesmo a distância ou desfocado.
O nível de correção de erro vai depender a função na qual QR Code está sendo aplicado. Para meios industriais, o nível de correção pode ser menor, exigindo que o código seja lido de forma precisa. Para ações publicitárias, por exemplo, o nível de correção pode ser maior, permitindo que o QR Code seja distorcido e assumindo formas artísticas.
Para gerar um QR Code, há plataformas online que permite você gerar códigos gratuitamente. Você pode inserir informações como números de telefone, links de sites, frases, imagens, entre outros.
Como o QR Code pode ser utilizado?
Uma ótima opção de uso é em ações de marketing. O QR Code pode ser colocado em panfletos, cartazes ou banners, fazendo com que o público interaja com o anúncio. Com isso, você gera engajamento do público com a sua marca.
Outra forma de utilização de QR Code pode ser na organização das empresas. Por exemplo, há uma série de documentos que devem ser armazenados fisicamente por muito tempo. Esses documentos podem ser organizados em pastas ou caixas identificadas com QR Code. Ao fazer a leitura do código, você tem em mãos o conteúdo dela.
Outra forma de utilização é para a realização de pagamentos. Lendo o QR Code com o celular, o cliente pode fazer o pagamento diretamente pelo celular. Isso dá maior segurança, evitando fraudes e pagamentos duplicados.
Podemos dizer que o QR Code ajuda você a encontrar novas formas de organização e de interação com o seu público. Com a possibilidade adicionar informações além de um conjunto numérico, como é o caso do código de barras tradicional, você pode encontrar novas formas de uso. Dessa forma, você pode inovar em sua empresa utilizando uma tecnologia barata, mas bastante funcional e versátil.
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