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Como motivar uma equipe desmotivada? Esta é um pergunta importante e para qual todo bom líder deve ter uma boa resposta na ponta língua, afinal, a motivação dos seus liderados está diretamente relacionada aos resultados e ao seu desempenho como gestor.
São inúmeros os fatores que levam à desmotivação no trabalho – falta de reconhecimento; renumeração baixa; atrasos no pagamento; falta de empatia com os colegas, de planos de carreira e também dificuldades no relacionamento com o líder.
Todos estes elementos podem levar a uma queda expressiva na motivação dos funcionários em seu local de trabalho. Para evitar que isso ocorra, é preciso ter estratégias de liderança efetivas, que ajudem o gestor a reverter esta situação e criar um ambiente mais positivo e produtivo, onde todos possam dar o seu melhor e crescer junto com a empresa.
Dicas De Como Motivar Uma Equipe Desmotivada
Identifique as Causas da Desmotivação
Compreender quais são fatores que estão levando os colaboradores a estarem desanimados para o trabalho é o primeiro passo para eliminar o problema e reverter à situação. Por isso, assim que perceber que a motivação está em baixa, ouça seus liderados e procure agir imediatamente para mudar este cenário.
Peça Feedbacks
Será que você não está contribuindo para a desmotivação em sua equipe? Reflita sobre seus comportamentos como líder e sua forma de gestão, peça aos seus colegas e equipe que lhe deem feedbacks e procure analisar onde você pode melhorar. Todos precisam evoluir.
Motive pelo Exemplo
Os bons exemplos do chefe são sempre uma referência para os liderados. Mostre o seu melhor, cumpra as regras, prazos e promessas feitas à equipe e tenha congruência entre seu discurso e suas ações.
Reconhecimento
Reconheça o mérito e os resultados dos seus profissionais sempre. Esta atitude é essencial para motivar as pessoas, reconhecer seu empenho, seus dons, talentos e diferenciais e para valorizar seu comprometimento, dedicação, ideias e soluções dedicadas.
Dê Feedbacks
Uma das maiores reclamações dos profissionais é a falta de feedback dos seus líderes em relação ao seu trabalho. Esteja atento e dê sempre um retorno aos seus colaboradores sobre seu desempenho, reconheça seus pontos fortes e corrija as falhas. E lembre-se: feedbacks de melhoria devem ser dados de forma reservada e sem expor seu profissional.
Trabalhe pela Equipe
Isso representa buscar trazer melhorias contínuas para o grupo no que tange salários, benefícios sociais, estrutura de trabalho, desenvolvimento profissional e reconhecimento ao seu desempenho. Isto mostra o comprometimento do líder com sua equipe e aumenta a sua motivação.
Por fim, se você deseja ampliar suas capacidades como líder e ter ferramentas efetivas para aumentar e manter sua motivação em alta, invista na sua formação como gestor.
Fonte: JRM Coaching
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