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Lá se foram os primeiros 31 dias de 2023, mas os conteúdos sobre planejamento, atitudes, a divulgação de reflexões positivas e motivacionais para o novo ano persistem e não acabam mais…
Pensando em uma forma prática e direta de levar conteúdos importantes para o setor de certificação digital, está no ar a série “impulsionando resultados”, que abordará o marketing e vendas de uma maneira simples, para que você possa desengavetar projetos, ampliar a cartela de clientes, fazer um upgrade nas fidelizações, entre outras ações, através do uso de ferramentas, métodos e aplicativos comuns em nosso cotidiano pessoal e profissional.
Então, mãos às planilhas e textos, cliques e curtidas à postos, porque a sua jornada de prospecção e atualização começa agora! E, para inaugurar a série “Impulsionando resultados” falaremos sobre a “diferença entre estratégia e planejamento.”
As duas palavras – planejamento estratégico – parecem uma composição morfológica indivisível. Porém, para se alcançar o sucesso e caminhar pelos jardins da objetividade é preciso ter clareza no entendimento e no uso dessas duas palavras, que fazem toda a diferença no sucesso das escolhas a curto, médio e longo prazo em seu negócio.
De origem grega e formada pela junção de “stratos”, que significa exército e “agem”, que é sinônimo de conduzir ou comandar, a palavra estratégia está associada a general, por ter o sentido de direcionamento e forma de se alcançar um objetivo.
Já o planejamento está associado ao ato ou efeito de planejar, que deriva do latim “planus”, que significa “achatado, nivelado”, tendo a mesma etimologia da palavra “planum”, que significa “superfície lisa”. Têm o sentido de organizar uma atividade em uma superfície, de forma que possamos enxergar seu objetivo sob uma perspectiva privilegiada.
Portanto, a estratégia está associada às escolhas para se atingir as metas. E, o planejamento está ligado ao processo, à forma de organização para alcançar determinadas objetivos.
Das características e diferenças marcantes entre a estratégia e o planejamento podemos destacar, que:
– A estratégia é igual ao conjunto de métodos, mais duradouros, para se alcançar as metas. Após sua constituição é imutável por um período longo, um ano ou mais, salvo em casos de agentes externos, tais como: concorrência acirrada, mudança inesperado no mercado (como aconteceu com a Pandemia da COVID-19). A estratégia estrutura os objetivos em geral, com planos e prazos predefinidos indistintamente.
– O planejamento detalha com mais precisão as ações implementadas e pensadas para um período mais curto, com mudanças anuais e de acordo com os resultados obtidos no período e a interferência de mercado. Ao mesmo tempo que está baseado na estratégia para que se alcance a meta, o planejamento apoia, produz resultados, orçamentos, delega funções, gera estimativas assertivas, é preciso e focado nos objetivos específicos.
Existem várias ferramentas, métodos analógicos e ancorados nas novas tecnologias, em nosso dia a dia para a concepção de um bom planejamento e uma eficiente estratégia, principalmente para o setor de certificação digital, que já nasce apoiado nas TIC’s – Tecnologias da Informação e Comunicação.
Do ponto de vista analógico, além da Missão, Visão e Valores, podemos destacar 4 pilares do planejamento estratégico:
– Analise de SWOT ou F.O.F.A. – Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças. Uma das ferramentas mais utilizadas para análise de aspectos internos e externos.
– 5 Forças de Porter – Nome em referência a Michael Porter criador da metodologia, que através de fatores competitivos considera e analise a rivalidade entre concorrentes, poder de negociação dos fornecedores, dos clientes, ameaças de novos negócios e de produtos substitutos.
– Análise PESTEL – Baseada na análise de fatores Políticos, Econômicos, Sociais, Tecnológicos, Ecológicos e Legais. É uma ferramenta muito utilizada para compreensão dos fatores externos, inclusive na matriz de SWOT, e proporciona o mapeamento e a identificação macroeconômica de influencias diretas e indiretas nos negócios.
– Matriz BCG – Desenvolvida pelo BCG – Boston Consulting Group é uma metodologia de análise gráfica do mix de produtos ou serviços de uma empresa e possibilita a tomada de decisão sobre investimentos, ações efetivas e posicionamento no mercado de atuação.
Quanto ao uso das novas tecnologias na estratégia de negócio e no planejamento das ações, são inúmeras as possibilidades, tais como: as metodologias ágeis – Kanban, Scrum, Trello e Asana, WhatsApp Business, CRM estratégico, Google ADS, E-mail MKT, Redes Sociais: Instagram, Facebook, Linkedin, Youtube, entre outras ferramentas e aplicativos para otimização de processos, marketing e vendas, mas isso é assunto que você acompanhada por aqui nas próximas publicações da série impulsionando resultados.
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Até o próximo episódio/post! 😉