Publicado em
O mercado está cada vez mais competitivo. Nesse contexto, trabalhar com novas formas de estratégias no sentido de tornar a sua marca uma referência e o cliente, legitimamente, fidelizados, é mais que essencial. O foco não deve ser somente a aquisição, mas também a retenção do seu público. Nesse artigo você vai descobrir algumas dicas para te ajudar nessa tarefa. Vamos lá? 😉
Não é muito difícil encontrar clientes totalmente desapontados com a postura de algumas empresas no meio digital. O recordista de reclamações são os meios de comunicação das marcas, ou a falta deles, não é mesmo? Os canais de atendimento ao consumidor, é umas das formas mais eficientes de reter o seu cliente, claro, se bem utilizada. Investir nessas ferramentas é essencial para tornar a relação entre cliente e empresa mais humanizada, sem deixar de lado a personalização. O seu consumidor precisa da resposta ideal e no tempo certo.
Devido ao cenário que a pandemia trouxe, as marcas tem tomado os cuidados necessários para continuarem a promoção de seus serviços. É importante ressaltar aqui que você não pode ter medo de falar sobre o seu negócio, mas ressignificar a forma como isso era feito é primordial, mas não se esqueça de que quem não é visto, não é lembrado. A presença digital é importante, e isso não é novidade para ninguém. Se o seu negócio é uma certificadora digital, por exemplo, veja quantas novas regras surgiram desde o início da pandemia para continuar atendendo os clientes, assumindo um papel ainda mais importante de contribuir para as medidas de distanciamento impostas pelo vírus, pois você pode utilizá-lo da sua casa, com total conforto. E em caso da pretensão de se adquirir um certificado digital, não é preciso ir presencialmente a um posto de validação dos seus dados porque é tudo feito de forma on-line. Ou seja, tudo pode ser adaptado para essa nova realidade. O seu cliente precisa de informação e é ela é vital para a divulgação do seu negócio.
Quem aí nunca ouviu falar nas famosas lives nesses tempos de isolamento, levanta a mão? Elas se tornaram uma alternativa muito interessante de aproximação entre marcas e seu público. Mas é importante ficar atento para uma questão muito importante:
Fuja deles, um dos horários mais utilizados por influenciadores nesse momento é a noite. O que causa um boom gigantesco de pessoas compartilhando essa forma de conteúdo de maneira simultânea. E mesmo que seja possível salvar essas lives para o seu público assistir depois, o fator novidade, de notícias em primeira mão, perde um pouco da sua conotação. Ou seja, pratique essa funcionalidade de maneira assertiva, apostando no melhor horário. Para isso, faça um estudo dos concorrentes e foque nos momentos livres.
Saia do óbvio, diversificação é a palavra. Não faça mais do mesmo. Se o seu negócio é uma loja de bolsas, recorra às lives, mostre as variedades, tendências, se você possui espaço físico, faça um tour mostrando um pouco do espaço, para que seu cliente se sinta próximo, mesmo que de longe. Isso gera uma interatividade no meio digital muito importante. Ainda que as normas com relação a operação dos serviços comerciais foram flexibilizadas, existem regras que devem ser seguidas, uma delas, o distanciamento. Ou seja, mesmo que as atividades estão sendo retomadas, a presença digital da sua marca auxilia e muito nesse quesito aproximação. É importante ressaltar aqui, que a construção da imagem do seu negócio em um contexto pandêmico é muito importante, o seu consumidor espera nas redes sociais que seja impactado pelo o que o seu negócio oferece. Foque nos seus valores e também na promoção de ofertas.
Seja educado com o mercado. Definitivamente, não é o momento para fechar muitos negócios, mas sim para focar construção da imagem de sua marca. As apostas agora devem ser no sentido de entregar algo valioso para o cliente, sem esquecer que muitos deles estão em casa.
Agora, que você aprendeu um pouco mais sobre esse assunto, se quiser ficar ainda mais por dentro das novidades do universo da Link, assine a nossa newsletter.
Ah, tem também as redes sociais que estão sempre cheias de conteúdos exclusivos. Então, não se esqueça de nos acompanhar por lá! Dúvidas ou sugestões? Será um prazer ajudar.
Até o próximo post ; )