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Criado em 2010 pelo americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, o Instagram é, na atualidade, uma das maiores mídias digitais. Pesquisa da Socialbakers, empresa de análise e desempenho de marketing digital, apontou o Instagram como a maior plataforma de engajamento, ultrapassando o Facebook.
O objetivo inicial do mecanismo era propagar o compartilhamento de imagens em grande escala sem qualquer tipo de capital e padrão comercial planejado.
Uma pesquisa da Opinion Box realizada no mês de junho de 2019 com 2035 internautas no Brasil, cadastrados na plataforma de pesquisa, apontam dados recentes sobre o Instagram no país. Do total de participantes, 70% disseram ter uma conta e acessar a rede social. A rede é a preferida para 35% dos jovens, para quem a frequência de uso é de várias vezes ao dia (67%), mantendo o ritmo de crescimento. Quanto ao formato de conteúdo postado, 63% dizem gostar muito dos stories, que são postados pelo menos uma vez por dia e assistidos diariamente por 77%. Mesmo com este percentual significativo, grande parte dos respondentes diz postar mais fotos e vídeos no feed.
A ferramenta também se tornou alvo de empresas para a promoção de seus produtos e serviços, se aproximando do modelo comercial do Facebook em relação à captação de clientes. Intitulada Instagram Ads, a plataforma de anúncios da mídia digital permite às empresas que suas postagens, os posts patrocinados – sejam publicações de fotos, carrossel de imagens ou vídeos -, obtenham o maior número possível de visualizações. Essa publicidade afeta desde a pretensão de compra de um cliente em potencial, até a formalização da aquisição do serviço ou produto.
A pesquisa mostrou que 83% dos entrevistados seguem alguma empresa ou marca nesta rede. Do total, quase a metade disse já ter comprado algum produto ou contratado serviços que conheceu no Instagram. Perguntados sobre a relevância dos anúncios, 60% dos entrevistados avaliaram que os anúncios têm relação direta com seus perfis e 85% afirmaram clicar nos anúncios, sendo 13% frequentemente ou sempre.
A mídia digital tem design intuitivo; ou seja, a interface pode ser usada de modo direto, instantâneo e natural. Isso contribui para um funcionamento simples e que alcança um público diversificado. Os pré-requisitos para acessar ao Instagram são; ter um celular que possibilite a instalação do aplicativo, além de ter as imagens e vídeos que serão postados, armazenados na memória do dispositivo. Os usuários também podem criar interações na hora de compartilhar o conteúdo com os seguidores. A rede que vai assistir a esse material poderá ser pública ou privada. Essas alterações podem ser feitas nas configurações do programa. Um diferencial é a possibilidade de acrescentar filtros nessas imagens e vídeos, o que promove um visual qualificado e atrativo ao post.
As características da rede ressaltam a teoria de Bauman, grande sociólogo e filósofo polonês, que diz que a aceitação é a moeda de troca a qual o usuário utiliza para se promover.
De acordo com essa teoria, o foco passa a ser o número de seguidores e acessos, pois são esses índices que possibilitaram o alcance de um público maior. Sendo assim, uma ótima ferramenta de marketing.
Recentemente, o Instagram passou por algumas modificações na apresentação dos conteúdos disseminados aos usuários. Foi retirada a possibilidade de saber o número de pessoas que curtiram as fotos ou vídeos. Com isso, a plataforma espera que os efeitos negativos se minimizem, visto que algumas pessoas se sentem reféns das curtidas ou da falta delas.
Os mais críticos não veem a mudança como algo positivo e sim, de uma sacada para descentralizar o lucro das postagens feitas por meio de perfis que detêm muitos seguidores e visualizadores. Agora, o valor que, por hora, seria pago a um artista para promover o produto, deverá ser injetado na plataforma por meio de impulsionamento, alavancando as chances de relevância do material dentro da plataforma.
O redirecionamento do Instagram para outros aplicativos e sites de organizações por meio de cliques também são opções muito utilizadas para o aumento das visualizações e o compartilhamento de conteúdo.
A Visibilidade, reconhecimento de marca e atração para empresas ou negócios são só alguns dos benefícios que a criação desses anúncios oferece para aqueles que investem na plataforma.
Conquistar engajamento nessa mídia digital é possível quando se foca na premissa de publicar imagens de qualidade, vídeos curtos, saber a quantidade de texto, priorizando sempre a imagem (a menos que o objetivo seja criar textos mais densos), assim como compartilhar histórias e dicas de lugares e serviços, por exemplo.
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Até o próximo post 😉