Publicado em
Como estão as vendas da sua empresa? Você tem um produto de qualidade ou oferece um serviço bem feito e mesmo assim acha que os resultados poderiam ser melhores? O ponto é que isso nem sempre é suficiente para ter lucros satisfatórios no final do mês.
Tudo é uma questão de estratégia e se você quer aumentar o seu volume de vendas deve apostar em maneiras eficientes de atrair e conquistar o seu público alvo. E para ajudar nessa tarefa, confira neste artigo as 9 dicas infalíveis para aumentar as vendas:
1 – Conheça muito bem o seu público alvo
Essa é uma das dicas infalíveis para aumentar as vendas, afinal, se você não conhecer muito bem o público alvo da sua marca, como poderá oferecer o produto ou serviço do jeito que ele quer? Essa aproximação com os clientes em potencial da sua empresa é essencial.
Mas isso não significa que você deve apenas saber a faixa etária e o gênero das pessoas que fazem parte do seu público alvo, é preciso investigar mais para obter o máximo de informação.
Ou seja, você deve saber quais são as suas preferências, gostos, renda média, estado civil, etc. Em caso de vendas consultivas, uma qualificação de leads é uma ação importante para entender suas necessidades. Nesse processo de qualificação, normalmente por telefone, é possível captar muitas informações que também são uma constante do seu público-alvo.
Informação é poder e, quanto mais, melhor.
2 – Comportamento de compra dos consumidores
Além de determinar o perfil do seu público, outra das dicas infalíveis para aumentar as vendas é acompanhar o seu comportamento de compra. Hoje em dia, tudo é muito dinâmico, inclusive, a maneira como os consumidores mudam de atitude.
Pense como as pessoas faziam compras há cinco anos, hoje é igual? Atualmente, um grande número de consumidores faz tudo pelos seus celulares, inclusive, adquirir produtos e serviços. E isso é bastante recente e, amanhã mesmo, pode sofrer outras mudanças.
Por isso, fique ligado e se adapte a esse novo comportamento.
3 – Aposte no relacionamento com o cliente
Atrair e conquistar novos clientes é muito satisfatório, não é mesmo? Você vê a sua marca ampliar as fronteiras, mas investir nos consumidores que já são seus clientes é muito importante para manter a alta conversão de vendas.
Afinal, quem é seu cliente, já foi conquistado, sendo muito mais fácil fazer com que ele adquira o seu produto ou serviço novamente. Claro que para isso acontecer, é preciso disponibilizar qualidade, bom atendimento, etc, mas também exige que você crie uma relação com ele.
Para tanto, enviei e-mails em datas comemorativas, ofereça um cupom de desconto, envie um newsletter com as novidades, etc. Em outras palavras: faça ele se sentir importante e você verá que o seu cliente se tornará fiel a sua marca.
4 – Identifique e avalie a concorrência
Por mais que você saiba que esteja fazendo tudo certo, não adianta ignorar a concorrência. É fundamental conhecer as suas características para criar um diferencial entre as demais empresas que atuam no mesmo setor do seu negócio.
Também vale a pena pesquisar como estão os preços da concorrência, para que você consiga manter preços sempre competitivos para o seu público alvo, afinal quem não gosta de pagar um valor mais em conta.
5 – Desenvolva ações de marketing atrativas
Outra das dicas infalíveis para aumentar as vendas é fazer campanhas de marketing atrativas para o seu público alvo. A partir do momento que você conhece o seu perfil pode criar anúncios, propagandas e demais publicidades que chamem a sua atenção.
Lembre-se que ter uma boa imagem, o que depende de investimento publicitário, pode fazer com que a sua marca seja a escolhida entre as demais.
6 – Motive a sua equipe a vender mais
Para aumentar a conversão de vendas também é básico que a sua equipe, inclusive, a de vendas, esteja bem motivada. Isso porque se ela não desempenhar um trabalho com excelência, os produtos e serviços não vão se vender sozinhos.
E para motivar, a melhor forma é valorizar o trabalho da sua equipe. Elogios ajudam, mas incentivos financeiros, como bônus e gratificações, são ainda mais estimulantes.
7 – Invista na qualificação da sua equipe
A sua equipe deve ainda estar capacitada para atender e vender adequadamente. Além de promover a sua qualificação, treinamentos, palestras, workshops e outros são formas de estimular os seus funcionários, que se sentem valorizados.
Funcionários satisfeitos produzem mais e com maior excelência.
8 – Esteja por dentro das novidades do mercado
Mais uma vez, não adianta olhar só para dentro, saber que tudo está em ordem, é preciso olhar para fora, para o mercado e acompanhar as novidades do segmento. Produtos, técnicas, aparelhos, etc, tudo isso muda com periodicidade.
As mercadorias que eram vendidas uma vez, hoje,podem nem mais existir; técnicas de vendas estão se modernizando; equipamentos estão entrando em desuso e dando espaço às novas tecnologias. Ou seja, o tempo não para e você não pode ficar para trás.
9 – Tenha um software ERP para tornar a rotina mais eficiente
E por falar em tecnologia, a última das dicas infalíveis para aumentar as vendas é contar com as ferramentas tecnológicas para desempenhar as atividades do dia a dia. Para o escritório da sua empresa, a solução mais inteligente é o software ERP.
Ele é um sistema de gestão empresarial que torna as tarefas, de toda a sua equipe,muito mais eficientes. Isto é, mais rápidas, sem que haja perda de qualidade. E o melhor, você pode ter uma equipe mais enxuta que ninguém vai ficar sobrecarregado.
Afinal, é possível fazer mais em menos tempo. O software ERP informatiza os dados, conecta os setores e automatiza os procedimentos.
Fonte: Gestão Click