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O primeiro passo é criar um planejamento de presença digital. É impossível conquistar o mercado hoje sem planejamento. O profissional deve fazer pesquisa de mercado, levantar dados, monitorar os concorrentes, entender o processo comunicacional da área em que vai atuar, além de estudar sempre o comportamento do seu público. Depois, criar um plano de ação viável e relevante para suas personas, levando em consideração os recursos disponíveis, e sempre agir com transparência e ética. Não criar estratégias mecânicas para gerar engajamento, comprar seguidores ou automatizar o link building. A única coisa que garante a vitalidade de um blog é a qualidade da informação compartilhada.
Com certeza, o blog é uma mídia própria. Diferente das plataformas de redes sociais, que são mediadas por corporações de mídia. No espaço do blog, você conhece melhor as regras de uso e a jornada do conteúdo compartilhado. Nas redes sociais, somos reféns dos algoritmos e das regras de mercado impostas por essas plataformas. Fora que o blog é um dos motores principais para o ranqueamento da marca nas plataformas de busca.
O Google tem uma fórmula interessante de avaliar a qualidade dos conteúdos de marca. Ele oferece visibilidade para as marcas que se mostram relevantes para o público. E essa relevância é comprovada pelo tráfego gerado em suas plataformas e extensões. Quanto mais conteúdo de qualidade, maior será esse tráfego. Trata-se de um ciclo de comunicação, que favorece muito o trabalho de SEO.
Primeiro, você precisa conhecer a fundo o seu público. A fase de pesquisa é medular na criação do planejamento. Quanto mais informações adquiridas, melhor será a elaboração de sua(s) persona(s). Ou seja, das representações de seus públicos potenciais. Por meio desse estudo, você consegue entender as demandas e necessidades de suas personas, além de compreender melhor seu comportamento de mídia. Depois de iniciado o relacionamento, é necessário monitorar suas preferências para aprimorar sempre os conteúdos criados.
Qualidade sempre! É claro que também contamos com o trabalho de SEO, mas as duas coisas devem andar juntas. Para ajudar nesse alcance orgânico, vale investigar a usabilidade do seu site, definir palavras-chave que serão usadas em lugares estratégicos e criar sempre conexão com outras plataformas midiáticas da marca. A comunicação transmídia pode ser uma boa aliada para manter a vitalidade de seu blog.
Sem fórmulas. Cada público demanda um tipo de conteúdo específico. Para saber o melhor direcionamento para sua marca, é necessário pesquisa e monitoramento frequente.
A linguagem deve seguir o perfil editorial criado exclusivamente para a marca, ou seja, isso só é possível depois do planejamento. Esse perfil editorial irá sintetizar a voz da marca, contribuindo para a formação da identidade. Isso é fundamental para gerar identificação e proximidade com o público.
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