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Invista em campanhas que levem informação e incentivem interações com a marca.
Foi-se o tempo em que estufar o peito para falar bem da própria empresa era suficiente para encantar os consumidores. “Hoje a melhor estratégia de marketing é aquela que conecta pessoas e incentiva interações”, afirma Cris Assis, sócia da Inbound Soul (agência de inbound marketing e implementação HubSpot) e palestrante do We Are Omie – organizado pela fintech Omie.
O novo cenário é, na prática, uma mudança de paradigma para o marketing. “As marcas tiveram que parar de falar de si mesmas para pensar se, genuinamente, impactam alguém”, diz Cris. Isso fez com que a abordagem e o conteúdo das campanhas, antes voltadas para o que as empresas tinham a dizer, passassem a levar mais em conta o público.
Mas o empoderamento do consumidor não é por acaso. “O mar de informações a que está exposto lhe permite pesquisar, questionar e comparar qualquer produto – basta ter um celular. A decisão está literalmente em suas mãos”, afirma Cris. Ela ainda destaca a importância de haver coerência entre o discurso e a prática das empresas.
Para garantir uma estratégia de marketing vencedora, confira a seguir cinco dicas:
Dicas:
Produza conteúdo com viés informativo, a fim de ajudar o cliente a tomar melhores decisões. “Fale dos benefícios, prós e contras de determinado produto e ofereça comparativos”, diz Cris. De forma orgânica, isso tende a atrair mais pessoas para a marca e criar conexões com elas por meio de informações que lhes sejam úteis. “Quando alguém interage de 28 a 29 vezes com o conteúdo de uma empresa, a probabilidade de adquirir seu produto é de 80%.”
“O maior desafio do marketing é desenvolver uma visão 360° do cliente”, diz Cris. O objetivo é acolher sua demanda e acompanhar o desenrolar de ponta a ponta. “O que ele deseja é um caminho mais fluido dentro das empresas, o que pode demandar a integração de processos de marketing, vendas e atendimento”, afirma a sócia da agência Inbound Soul. Segundo ela, o consumidor satisfeito é o melhor marketing que se pode ter.
Evite ruídos e atritos ao longo da jornada do cliente. Tudo começa com uma boa apresentação, já associada à disponibilização de um ou mais canais de compra. Preze também pela acessibilidade dos meios de atendimento – afinal, de nada adianta um telefone escondido no rodapé da página. “Quanto mais se cria uma experiência positiva de comunicação com o produto, mais próximo ele está de ser adquirido”, afirma Cris.
A tecnologia é uma das grandes aliadas para garantir a satisfação do cliente. Invista em canais de chat bem posicionados no website da marca, bots de atendimento (plataformas com recursos de atendimento automático) e aplicativos de mensagem nas redes sociais, como Messenger e Direct.
As redes sociais e os mecanismos de busca são ferramentas de marketing que o empreendedor pode adotar a um custo relativamente baixo. Para ser assertivo na estratégia, conheça algumas características de cada canal:
Fonte: Pequenas Empresas & Grandes Negócios.
Fonte da Imagem: FreePik.