Publicado em
Muito mais que um buscador, o Google possui várias ferramentas que podem te ajudar a melhorar processos do dia a dia e traçar estratégias eficientes de marketing.
O Google está presente em nossas vidas diariamente de diversas formas. Ele está lá em busca, e-mail, publicidade e até nos celulares. O que nem todos sabem é que existem dezenas de ferramentas do Google que podem ajudar muito o marketing de uma empresa em diferentes etapas – do funil de vendas e da própria equipe.
Ferramenta de busca do Google
É impossível falar de Marketing Digital sem mencionar o Google como o principal canal para geração de tráfego e captação de clientes. “Perguntar ao Google” virou um hábito para a maioria dos usuários da internet. Portanto, muitos destes usuários usarão o motor de busca para encontrar a sua empresa de alguma forma.
Google Search Console
Mais importante do que ter um website, é saber mantê-lo compatível e amigável com o Google. O Google Search Console é uma ferramenta mais voltada para webmasters. Não por acaso, ela está inserida no Google Webmaster Tools — um conjunto de ferramentas do Google para desenvolvimento de sites.
Google Ads
Lançado no ano de 2000 como Google Adwords, o atual Google Ads é uma das maiores ferramentas do Google em termos de representatividade — a maior parte das receitas do Google provém dela. O seu conceito é bastante simples: permitir que empresas anunciem online, nos resultados de busca do Google e em sites parceiros, diretamente para um público relevante para os negócios.
Google Keyword Planner
O Google Keyword Planner, como o próprio nome nos sugere, é uma ferramenta que auxilia no planejamento de palavras-chave para serem abordadas na sua estratégia de Marketing de Conteúdo. Ele integra o Google Ads.
Google Suggest
O Google Suggest é o autocomplete do Google, aquele que sugere palavras sempre que você começa a digitar o que quer buscar. Ao começar a escrever determinada palavra, você consegue entender quais são os outros termos que estão relacionadas à sua busca e que têm um alto volume de procura pelos usuários.
Google Trends
Você já pensou no quanto o time de marketing pode ter dificuldades para escolher um tema atrativo ao público-alvo da empresa? Obviamente, se basear em achismos ou adivinhações não condiz com o ato de planejar. E é aí que entra o Google Trends.
Google Alerts
O Google Alerts pode ser usado para acompanhar as atualizações de conteúdos sobre determinado tema. A ideia é você receba um alerta via email cada vez que algum termo que você esteja monitorando for citado na web. É possível, por exemplo, acompanhar citações referentes aos seus concorrentes, às palavras importantes dentro do seu mercado ou até sobre o que se fala sobre o seu produto ou serviço.
YouTube
O Youtube é a plataforma de vídeos do Google que se coloca como a segunda ferramenta de busca mais usada no mundo. Além disso, o Youtube está entre os três primeiros sites mais acessados, juntamente com o Google e o Facebook, o que significa que a procura por vídeos representa uma parcela significativamente grande em motores de busca.
Google Shopping
O Google Shopping Ads (também conhecido como Product Ads) funciona como uma espécie de agregador de lojas. Com ele você anuncia produtos no próprio Google e faz uma conexão com a sua loja. Assim, os produtos e preços da sua loja ficam sempre atualizados no topo da página de buscas.
Google Analytics
Google Analytics é o programa gratuito do Google para análise de sites e aplicativos. Com o GA, você consegue analisar todo o comportamento de quem esteve no seu site: número de visitantes, tempo médio de permanência nas páginas, de onde vieram as pessoas, entre outros. Há ainda possibilidades de uso mais avançadas, como observar o funil, as taxas de conversões por categorias ou até mesmo a criação de testes A/B de páginas.
Gmail
O Gmail é o e-mail do Google. Muitas pessoas possuem uma conta pessoal do Gmail, por sua versatilidade, interface amigável, organização e filtro de spam eficiente. Na versão corporativa do Gmail, é possível utilizar o domínio da empresa voce@suaempresa.com.br e também grupos de e-mail do tipo marketing@suaempresa.com.br.
O email corporativo da Google também conta com 99,9% de disponibilidade garantida em contrato, diferentemente do Gmail pessoal. Isso quer dizer que, provavelmente, você nunca ficará com e-mail fora do ar.
Google Agenda
O Google Agenda (Calendar) permite marcar compromissos e enviar convites automaticamente para todos os participantes de um evento ou reunião. O compartilhamento da agenda torna mais fácil conjugar o tempo que as pessoas têm para fazer uma reunião da equipe. Por ser online, o Google Agenda pode ser acessado de qualquer dispositivo com acesso à internet. Além disso, é possível programar para receber lembretes por email, SMS e notificações de celular.
Google Drive
O Drive é o serviço de armazenamento e sincronização de arquivos do Google na nuvem. Com ele, você pode fazer o upload de qualquer arquivo e converter determinados tipos de arquivos em um formato Google, como documentos, planilhas ou apresentações. Estes tipos de arquivo não ocupam espaço no Drive e o aplicativo permite 30 GB de armazenamento de arquivos ou espaço ilimitado, dependendo do plano contratado.
Google Forms
O Google Forms é a ferramenta de formulários do Google para fazer pesquisas. Com ela você consegue criar um questionário com campos customizáveis. O Google cria depois uma aba de resultados com tudo compilado, tabulado e contextualizado.
Para ver exemplos de relatórios gerados a partir de pesquisas, acesse a Martech para tecnologia, o Panorama das Agências Digitais e a TechTrends para Educação feita pela Resultados Digitais e pela Rock Content.
Google Planilhas
Planilhas faz parte da suite de produtividade do Google. É o Excel do Google. Uma ferramenta robusta e que possui um grande benefício de ser na nuvem, podendo ser acessada de qualquer dispositivo com conexão a internet e sem necessidade de instalação.
Google Docs
O “word do Google” é uma ferramenta para produção de conteúdo na nuvem. A grande vantagem do Docs é a facilidade de compartilhamento do documento com outras pessoas, seja da mesma organização ou não. A ferramenta permite também que sejam feitos comentários e sugestões, contribuindo para a construção coletiva de artigos, eBooks, playbooks e outros documentos.
Google Apresentações
A ferramenta de criação de slides do Google em que é possível criar e editar apresentações diretamente do navegador. Assim, não é preciso usar software. Várias pessoas podem trabalhar simultaneamente em uma única apresentação online. É compatível com o power point, podendo exportar e importar arquivos.
Google Meet
Com o Google Meet, você pode trabalhar em equipe com clientes, agências e até mesmo integrantes da equipe à distância. É possível fazer reuniões em áudio e vídeo com até 100 pessoas, de dentro ou fora da organização, dependendo do seu pacote G Suite. Além disso, o Meet possui bate-papo que fica dentro da interface gráfica do Gmail.
Google Meu Negócio
O Google Meu Negócio é uma das ferramentas que podem ajudar potenciais clientes a terem um acesso mais completo sobre as informações de sua empresa. De acordo com o Google, “as empresas validadas têm o dobro da probabilidade de serem consideradas respeitáveis pelos utilizadores”. Com a ferramenta você pode incluir informações como site, horário de funcionamento, telefone, fotos e mais.
Google Sites
O Google Sites é uma excelente ferramenta para criar páginas web sem precisar ter conhecimento em programação. Ele permite reunir arquivos importantes e criar projetos em uma intranet corporativa de forma rápida e fácil. Com o Google Sites você pode incorporar planilhas, documentos e apresentações do seu projeto. Depois, pode disponibilizá-los para a diretoria ou para seus clientes. Toda a informação fica acessível tanto em computador como em dispositivos móveis.
Fonte: Resultados Digitais.
Fonte da Imagem: FreePik.